De home office a cinco meses, boa parte dos servidores federais voltarão a trabalhar diretamente as repartições no expediente nas próximas semanas. No total, oito ministérios planejam voltar ou já esta com parte de seu quadro de funcionários em trabalho presencial.
O retorno iniciou nos órgãos diretos e indiretos da administração pública. Atualmente, 347,9 mil empregados permanecem trabalhando de casa.
Alguns órgãos já bateram o martelo para o retorno de seus servidores. No caso do Ministério das Comunicações, os servidores retornaram no dia 8 de setembro. O instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o tele trabalho se manteve até a última sexta feira (14/8). Com o fim desse prazo, os servidores são obrigados a retornar nessa segunda feira (17/8). No Ministério da Educação, as discussões estão avançadas para definição de um retorno.
Os órgãos podem por lei decidir o melhor processo de organização das atividades presencial quanto pela opção ou manutenção do trabalho remoto. Foi uma determinação da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia.