Aplicativo SouGov.Br já possui 600 mil usuários e recebe elogios de servidores

[rating_form id="2" result="true"]
folder_openGeral

Aplicativo SouGov.Br já possui 600 mil usuários e recebe elogios de servidores

A transformação digital na Administração Pública federal chegou com força aos serviços de gestão de pessoas, como mostra o aplicativo SouGov.br, que alcançou a marca de 600 mil usuários. A ferramenta tem alta aprovação nas principais lojas de aplicativos do Brasil, com nota média de 4,6 na pontuação que vai até 5.

Desde que foi lançado, em maio deste ano, o SouGov.br vem se consolidando como o principal canal de atendimento a servidores públicos federais ativos e aposentados, pensionistas e anistiados políticos do Poder Executivo Federal civil. “O SouGov.br é exatamente a transformação digital que estamos promovendo aqui dentro, na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “E estamos fazendo isso para dar mais eficiência, para melhorar o desempenho do gestor, melhorar a qualidade da informação e aprimorar a capacidade de relacionamento e entrega dos serviços e produtos. Mas, acima de tudo, essa transformação digital que estamos fazendo pretende atender bem ao servidor público brasileiro. Se atendermos bem ao servidor público, ele também atenderá bem ao cidadão”, destaca.

 

Serviços

 

Pela ferramenta, os funcionários federais podem realizar de forma digital, com rapidez e comodidade, procedimentos que só podiam ser feitos presencialmente. O aplicativo reúne em um só lugar 28 serviços relacionados à vida funcional dos usuários. São 25 funcionalidades no modo Autoatendimento como, por exemplo, a consulta ao contracheque e às férias, o encaminhamento do atestado de saúde e o cadastro ou alteração de dados bancários.

Também estão à disposição três requisições que são direcionadas diretamente à unidade de gestão do órgão ou entidade onde o servidor está lotado: as licenças gestante, adotante e paternidade, o auxílio-transporte e a assistência à saúde suplementar. Depois de analisado o pedido, a resposta é enviada também pelo aplicativo.

 

“Eu demorei a baixar o aplicativo no meu celular. Mas agora estou amando. Interface moderna, boa usabilidade e transparência no uso e funções. Não tive dificuldade nenhuma em fazer os procedimentos que estão à disposição. Como usuária, estou muito satisfeita”, comenta a servidora pública federal Cátia Parreira.

 

Outra servidora, Patrícia Gabriele Fonseca, afirma que resolve tudo pelo aplicativo: “O SouGov.br é mais completo que o aplicativo anterior. Ficou mais fácil encontrar o que preciso, a separação por ícones facilitou a localização dos assuntos. Nem sei mais onde fica o departamento de Recursos Humanos, resolvo tudo pelo app”.

Desde 29 de julho último, as mesmas funcionalidades do aplicativo SouGov.br também podem ser acessadas pelo computador.

Programa Startup gov.br

 

O SouGov.br faz parte do programa Startup gov.br, que reúne um portfólio de projetos estratégicos de transformação digital implementados no governo federal pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Os projetos são definidos a partir de critérios de impacto como número de beneficiários potenciais, economia potencial de recursos financeiros para a Administração Pública e número de acessos do serviço ou da solução tratada. Atualmente, há 23 times do Startup gov.br atuando nas mais diversas frentes: regularização fundiária, transportes, assistência social, educação e economia – como é o caso do SouGov.br.

 

“O SouGov.br é uma ferramenta que também vai ajudar muito a todos os profissionais que trabalham com gestão de pessoas a dar o salto necessário para que o Brasil avance, derrote o atraso, derrote a burocracia e consiga alcançar o lugar de onde nunca deveria ter saído, que é um país promissor, um país que pode entregar muito mais à sua população”, completa o secretário Caio Mario Paes de Andrade.

 

Até o final deste ano, estão previstos mais dois pacotes de entregas. Entre os serviços que vêm por aí estão o cadastro de dependentes, alvará judicial, auxílio-funeral, auxílio-alimentação e afastamento. Para 2022, há previsão de lançamento de outras funcionalidades e, até fevereiro de 2023, o SouGov.br deve completar 50 serviços aos usuários em um só canal e com apenas o login e a senha da plataforma gov.br.

 

“Importante ressaltar que, além de ampliar a quantidade dos serviços ofertados por meio do SouGov.br, estamos atentos às necessidades de aprimoramentos das funções que já foram disponibilizadas, para eliminarmos qualquer dificuldade de acesso para o usuário”, diz o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani.

 

Webinar

 

A equipe do SouGov.br realizou quinta-feira (2/9), um webinar para tirar dúvidas de aposentados e pensionistas sobre o acesso ao aplicativo e ao SouGov.br web, as suas funcionalidades, e a realização da prova de vida digital, entre outros assuntos de interesse do público.

 

Fonte: Ministério da Economia – Portal do Servidor

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

[rating_form id=”2″]

Publicações Relacionadas

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu