Receba atualizações por email



Whatsapp

Benefícios 16 de agosto de 2018

PRÊMIO INÉDITO CONTEMPLA SERVIDORES PÚBLICOS QUE SE DESTACARAM NA CARREIRA

[responsivevoice_button voice=’Brazilian Portuguese Female’]RIO – Maria Tereza se dedicou a acabar com as filas nas creches, Jair criou sistemas para aprimorar a fiscalização ambiental, Robinson buscou melhorar o atendimento em agências de INSS e Emanuelle coordena um projeto para modernizar a comunicação em corporações de segurança do Rio. Juntos, eles somam mais de meio século de atuação no funcionalismo público e tiveram, nesta terça-feira, um reconhecimento pelos trabalhos realizados. Os quatro são vencedores da primeira edição do Prêmio Espírito Público, criado para valorizar os servidores públicos federais siape que se destacaram em suas áreas de atuação.

A premiação foi dividida em quatro categorias: educação, gestão, meio ambiente e segurança pública. Cada vencedor receberá R$ 50 mil e uma viagem a Londres, organizada pelo jornal “The Guardian”, para conhecer instituições do serviço público britânico. A iniciativa é do Instituto República, organização sem fins lucrativos, e da associação Agenda Brasil do Futuro. A cerimônia ocorreu no Museu de Arte do Rio (MAR).

A vencedora da categoria educação foi Maria Tereza Paschoal de Moraes, servidora da Secretaria de Educação de Londrina (PR). Ela dedicou a maior parte dos 18 anos de carreira em Ourinhos (SP). No ano passado, passou em primeiro lugar em um processo nacional para a secretaria paranaense. Em seu currículo, o destaque é a Central Única de Vagas para creches, criada para acabar com as filas para o serviço.

Na área de segurança, a premiada foi Emanuelle Netto, coordenadora de Planejamento de Comunicações Críticas na Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. Há 11 anos no serviço público, ela é responsável pelo Projeto SIRCE, para ampliar e modernizar as redes de radiocomunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que inclui as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cedae, Marinha do Brasil, entre outras entidades no estado fluminense.

Na categoria gente, gestão e finanças públicas, Robinson Flavio Dias Nemeth levou o primeiro lugar. O servidor público siape tem 16 anos de carreira e criou, inicialmente em Osasco (SP), um sistema de análise que melhorou o atendimento no INSS, acabando com discrepâncias nas datas dos agendamentos, que chegavam a um ano de diferença, ao levar em conta fatores diversos como habilidades dos servidores, escalas de férias, afastamentos, ociosidade ou sobrecarga na demanda de cada agência. O projeto o levou a Brasília, de onde implantou a ideia nacionalmente, em cerca de 1.400 agências.

Jair Schmitt, de Ponta Grossa (PR), foi o ganhador da categoria meio ambiente. Servidor público siape do Ibama há 15 anos, ele desenvolveu um modelo matemático para a mensuração da eficácia da fiscalização ambiental. A ideia se tornou referência na área e foi aplicada por outros órgãos, como o Iphan e órgãos estaduais de meio ambiente. O funcionário também é o criador do Auto de Infração Eletrônico, que permite lavrar documentos de fiscalização eletronicamente, por meio de uma plataforma móvel conectada à internet, o que resultou em mais agilidade nos processos do órgão.

Premiação recebeu 375 inscrições

“Acreditamos que, para resolver os diversos desafios econômicos e sociais do Brasil, precisamos do talento e dos esforços de nossos profissionais públicos. Temos plena convicção de que muitos dos que trabalham no setor já são ou têm o potencial para serem protagonistas na construção de um Brasil melhor”, analisa Eloy Oliveira, diretor executivo do Instituto República, em comunicado.

O Prêmio Espírito Público recebeu 375 inscrições de servidores de todos os estados brasileiros. O destaque foi a categoria Educação, que recebeu 156 inscritos, 43% do total. O Rio liderou o número de interessados, com 54 inscrições. Na distribuição por gênero, as mulheres foram maioria, com 51% do total de participações.

A premiação foi aberta a funcionários públicos de todos os níveis e esferas – federal, estadual ou municipal, executivo, legislativo ou judiciário, empresas públicas, fundações ou autarquias — com pelo menos de anos de atuação no serviço público. Pessoas ocupando cargos eletivos não puderam participar.

Os vencedores foram escolhidos por júris e comitês setoriais de representantes que já atuaram no governo, na academia, no terceiro setor e em empresas privadas, que também não ocupam cargo eletivo no momento da realização do prêmio. A partir da segunda edição, finalistas de anos anteriores serão incorporados aos júris.

Veja todos os finalistas da premiação:

Educação

Janaina Oliveira Barros – RJ / BA

Maria Tereza Paschoal de Moraes – MT / SP e PR (vencedora)

Renato Antônio Medeiros Pinto – AM

Segurança Pública

Emanuelle Aparecida de Pedro de Carvalho Netto – RJ (vencedora)

Francisco Lino Mendes Coelho – CE

Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno – ES

Gente, Gestão & Finanças Públicas

Giovanna Guiotti Testa Victer – DF / RJ (Niterói)

Luciana Tavares Paiva – SP

Robinson Flavio Dias Nemeth – SP (Barueri e Osasco) / DF (vencedor)

Meio Ambiente

Carla Cristina de Castro Guaitanele – DF

Jair Schmitt – PR(Ponta Grossa) / DF (vencedor)

Patricia Marra Sepe – SP

Fonte: O Globo

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!