Receba atualizações por email



Whatsapp

Brasil 7 de julho de 2015

Ernesto Silva dá nome à nova biblioteca do Arquivo Público do DF

Homenagem acontece no momento em que a Instituição acaba de receber documentos pessoais do Servidor Federal que morreu em fevereiro de 2010, aos 95 anos

A Biblioteca do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) irá ganhar o nome de uma das figuras mais importantes da construção de Brasília, o militar e médico Ernesto Silva. A homenagem acontece justamente no momento em que a Instituição acaba de receber documentos pessoais do servidor que morreu em fevereiro de 2010, aos 95 anos. Uma solenidade com a presença de autoridades, em agosto, irá oficializar essa cessão com a assinatura de Termo Legal de Doação feito pela viúva de Ernesto Silva, Sônia Souto Couto, 77 anos.

biblioteca

Entre os documentos recebidos pelo Arquivo Público na última semana de junho estão cartas de agradecimento do Presidente JK, homenagens de Órgãos do Governo, além de fotografias de momentos importantes do crescimento da nova capital e da vida pública do servidor.

Condecorações nacionais e internacionais também estão entre os pertences doados ao ArPDF. Entre os itens, destacam-se uma mesa clássica em estilo “tacão” desenhada pelo arquiteto e designer polonês Jorge Zalszupin e um retrato de Ernesto Silva pintado pelo pintor mineiro Carlos Bernardo Bracher em 2006 (em cartaz no CCBB até o dia 27/7 com a Exposição Pintura e Permanência). Esses objetos farão parte de uma pequena exposição permanente no Arquivo dedicada ao pioneiro.

Por causa de sua fundamental participação na mudança da capital para o Planalto Central nos anos 50 Ernesto SIlva era conhecido como o “Pioneiro do Antes”.

Quem foi
Militar e médico, Ernesto Silva era carioca de Vila Isabel nascido em 17 de setembro de 1914. Formado em ciências e letras em 1933, tornou-se oficial do Exército três anos depois, chegando ao posto de Coronel. Em 1946 realizou o sonho de ser pediatra ao se formar médico pela Escola de medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Embalou nos braços as primeiras gerações de Brasília.

Considerado o pioneiro do antes, entre 1953 e 1955 foi secretário da Comissão de Localização da Nova Capital do Brasil e presidente da Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal em 1956.

Durante a construção de Brasília realizou notável trabalho na área administrativa, ocupando diversas funções, dentre elas a de Diretor da Novacap, realizando atividades ligadas às áreas de saúde, urbanização e cultura no Distrito Federal. Foi Ernesto Silva quem assinou o Edital do Concurso do Plano Piloto vencido pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

Entre os seus feitos nos anos seminais de Brasília estão a criação da Fundação Hospitalar do Distrito Federal e construção do Hospital de Base, na chamado de Hospital Distrital de Brasília (HDB). É autor de sete livros, destaques para o “Plano Educacional e Plano de Saúde do DF” e a “História de Brasília”, publicado em 1970.

Viveu modestamente seus últimos dias num apartamento da Asa Sul, protegido pelas sombra das árvores que ajudou a plantar. Morreu em fevereiro de 2010, aos 95 anos.

Fonte: Correio Braziliense

 

shutterstock_167248031

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!