Receba atualizações por email



Whatsapp

Concursos Públicos 7 de junho de 2018

Nos últimos 20 anos, 404 mil servidores ingressaram na União por meio de concurso

Nos últimos 20 anos, 404.475 pessoas ingressaram no serviço público federal siape/sigepe por meio de concursos. Desse universo, 65,9% têm nível superior. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, considerando o Painel Estatístico de Pessoal (PEP). De acordo com esse sistema de informações, de 1998 a 2018, o órgão da União que mais recebeu funcionários concursados foi o Ministério da Educação (MEC), com o ingresso de 232.507 professores, técnicos universitários e trabalhadores para o quadro de pessoal da pasta.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) — que hoje engloba o Instituto Nacional de Seguro Social — aparece em segundo lugar no ranking de novos servidores públicos federais siape/sigepe contratados, com 27.367 ingressos no mesmo período.

Desse total, 26.778 pessoas foram contratadas para atuar no INSS. O número se explica, em parte, pela grande quantidade de aposentadorias no setor, o que exige a reposição de pessoal.

O terceiro lugar no rol dos órgãos federais que mais contrataram servidores públicos siape/sigepe aparece o Ministério da Justiça (MJ), que recebeu 25.947 novos funcionários entre 1998 e 2018.​

O PEP foi desenvolvido para simplificar o acesso às estatísticas da gestão de pessoas do governo federal.

Do sistema constam dados sobre despesas, distribuição e perfil do pessoal civil do Poder Executivo e das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.​

Fonte: Jornal Extra
Obrigado por acessar !

[responsivevoice_button voice=’Brazilian Portuguese Female’]

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!