Receba atualizações por email



Whatsapp
uniao

CRÉDITO CONSIGNADO 20 de julho de 2015

Consignado terá regra para evitar descontrole

shutterstock_199360112O Governo elevou de 30% para 35% o limite de comprometimento de renda para o Crédito Consignado, mas vários detalhes operacionais ainda terão de ser definidos para evitar o superendividamento dos devedores.

O principal diz respeito à possibilidade de saque de dinheiro em espécie no cartão. A regra atual permite o saque, desde que dentro do limite pré-aprovado. Os bancos querem vetar o saque em cash.

A experiência dos bancos com o Cartão de Crédito Consignado mostra que o Aposentado tende a usar todo o limite disponível, quase nunca pagando a dívida principal.

No cartão, o limite funcionará como um crédito pré-aprovado, de acordo com o comprometimento de renda da pessoa naquele mês. Conforme o cliente vai pagando a fatura, vai liberando mais limite. A dívida máxima é duas vezes o salário.

Outra proposta é permitir que os 5% adicionais de limite sejam utilizados para abater dívidas antigas do cartão comum (não Consignado).

Na quarta (22), representantes dos Aposentados se reúnem com os Bancos no Ministério da Previdência para discutir a implementação do novo limite do Consignado.

COMO FUNCIONA O CONSIGNADO ?

É um empréstimo no qual a prestação é descontada diretamente  na folha de pagamento ou no benefício do cliente.

HÁ LIMITE DE VALOR A SER EMPRESTADO OU DE PRESTAÇÕES ?

No cartão, o limite é duas(2) vezes o valor do salário ou benefício e a prestação não pode ser superior à 35% da renda. O prazo máximo de pagamento é de 60 meses. No Consignado comum, o limite é de 30% da renda, e o prazo, de até 96 meses.

O CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO É IGUAL A UM CARTÃO DE CRÉDITO COMUM ?

É um cartão de crédito comum, com as bandeiras: Visa e Mastercard, mas tem taxa de juros menor. O limite de gastos, no entanto, funciona como um crédito mensal pré-aprovado, variando todos os meses de acordo com o comprometimento da renda.

QUAL A VANTAGEM DO CRÉDITO CONSIGNADO ?

É um dos créditos mais baratos do mercado. Os juros variam de 2,00 % a 3,00% ao mês para trabalhadores privados e de 1,70% a 2,30% para Servidores Públicos Federais. Aposentados e Pensionistas do INSS tem taxa máxima de 2,04%. No Crédito Pessoal, o juro médio ao mês foi de 6,44% em maio. No cartão de crédito comum, a taxa foi de 13,57% ao mês.

POR QUÊ OS JUROS SÃO MENORES ?

Porque no Crédito Consignado os bancos tem a “garantia” de receber, já que eles são descontados dos rendimentos do tomador ou do valor da rescisão trabalhista (até 30% das verbas rescisórias), no caso de demissão.

QUEM PODE TOMAR O EMPRÉSTIMO ?

Servidores Públicos Federais, Aposentados e Pensionistas do INSS, outros Servidores Públicos, e Trabalhadores do Setor Privado, desde que o empregador tenha Convênio com uma Instituição Financeira.

PARA QUE O CONSIGNADO PODE SER USADO ?

Para qualquer necessidade de dinheiro, incluindo o pagamento de dívidas mais caras no cartão de crédito, empréstimos e financiamentos ou outra utilização de acordo com a necessidade do tomador.

O QUE MUDOU NO CONSIGNADO COM A NOVA MEDIDA ?

A nova medida criou a possibilidade de o Limite de Comprometimento da Renda atingir a 35% no caso do Cartão de Crédito. O Consignado comum segue com o limite de 30% da renda.

É POSSÍVEL QUITAR UMA DÍVIDA DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO ANTECIPADAMENTE ?

Sim. O devedor pode antecipar o pagamento com o desconto (a valor presente), dos juros que não foram cobrados. Para isso, tem de procurar o Banco.

 

Fonte:  Folha de São Paulo / UOL

 

shutterstock_167248031

 

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!