O que fazer se estourar o limite do cartão consignado?

0/50 votos
folder_openCartão Consignado

O que fazer se estourar o limite do cartão consignado?

[sem_destaque]-200[/sem_destaque] Por possuir um limite menor que outros cartões, acaba tornando-se fácil de estoura-lo. Entretanto, caso isto ocorra, saiba como resolver esta situação para não se endividar.

Possuir crédito pré-aprovado pode ser maravilho, principalmente se estamos precisando comprar algo. Entretanto é neste momento que surge os problemas, já que administrar de forma incorreta este crédito consignado pode trazer dores de cabeça. Tentar evitar entrar no vermelho é primordial em qualquer situação.

Abaixo vão estar algumas dicas de como evitar ficar sem limite.

  • Utilize de critérios para uso do cartão de crédito

Às vezes isso pode não fazer sentido para você, mas adotar alguns critérios para decidir utilizar o cartão pode ser fundamental. Este simples ato facilita na hora de controlar os gastos.

No momento de realizar um pagamento analise todas as opções disponíveis. Nem sempre utilizar o cartão nestas situações é vantajoso, já que você pode pagar mais caro pelo produto assim.

Analisem quais serão os custos totais do produto utilizando o cartão, taxas de juros. Soluções melhores sempre podem existir então se atente este detalhe para realizar a melhor escolha.

  • Busque conter os gastos dentro do limite

Quando você não consegue ter um controle de seus gastos é sinal de que há um descontrole financeiro. Isso não é bom, pois pode gerar problemas mais graves no futuro.  Saber cuidar de suas finanças deveria ser da mesma forma que devemos cuidar da própria saúde.

No caso do cartão consignado existe um limite de 5%, então busque ao máximo se manter dentro desta margem. Entenda que o correto é nunca gastar mais do que você recebe mensalmente.

Publicidade

Tanto o cartão como empréstimo consignado os valores são descontados diretamente na folha de pagamento.  Com isto se você gasta uma valor acima do limite de 5% será criada uma fatura adicional, podendo haver um desconto duplo em seu salário. Isto pode comprometer sua renda, talvez em um momento que este dinheiro descontado fará muita falta.

 

  • Coloque o cartão como uma forma de reserva financeira

O cartão consignado pode ser utilizado de diversas formas como saque, parcelamento de compras. Ele funciona quase da mesma forma que outros cartões. Por conta destas facilidades é interessante que você utilize o valor disponível como uma reserva financeira para possíveis urgências.

Ao realizar esta reserva, não será necessário buscar outros tipos de empréstimo, para solucionar um problema financeiro de urgência. Já que passar por todo um processo e analise de crédito, novamente pode ser maçante.

Saiba o que fazer caso entre no vermelho como seu cartão:

Caso isso acontece, comece a ficar atento em relação as seus gastos mensais. E é muito importante que você busque quitar este debito em relação à fatura para não complicar ainda mais sua situação.

  • Mesmo com a margem é possível estourar o cartão consignado?

Sim! Mesmo que por lei o cartão consignado possui uma margem de no máximo 5 % é possível ultrapassa-la em algumas situações. Entretanto, vale relembra-lo que se você passa deste limite será gerado uma fatura adicional.

Caso você não quite o valor total da fatura, este por sua vez terá acrescido a taxa de juros do rotativo. De forma resumida, o valor devido irá aumentar.

Nós propomos a você que pague o este valor que ficará aberto o mais rápido possível. Já que isso pode ocasionar um aumento da divida, caso não realizado o pagamento.

O pagamento desta fatura adicional pode ser realizado través da internet banking do seu banco, caixas eletrônicos ou outro meio de fácil acesso para você. De forma padrão, pagando até a data de vencimento o valor continuará o mesmo, após isso será adicionado juros e taxas.

Cuidado nunca é de mais, então busque sempre analisar as opções antes de utilizar o cartão de crédito consignado. Gastos além de seu limite e margem podem gerar uma famosa Bola de neve no futuro, em relação a suas finanças.

[vc_single_image source=”external_link” alignment=”center” css_animation=”bounceIn” custom_src=”/wp-content/themes/blogsiape/img/icon_notifications.jpg”]

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

0/50 votos

Publicações Relacionadas

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu