Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 26 de julho de 2022

Financiamento ou consórcio de carro: quais as diferenças e qual a melhor melhor opção para você

Conheça os prós e contras de cada opção de acordo com o seu momento para a aquisição de um automóvel.

 

Comprar um carro para o uso no dia a dia não é investimento. A não ser que você precise de um veículo para trabalhar como motorista de aplicativo, o restante é despesa. Mas se em suas necessidades cotidianas um carro fizer sentido, está na hora de pensar em como adquiri-lo.

A aquisição de um automóvel para uso cotidiano não pode ser considerada como um investimento, devido a grande quantidade de despesas que um automóvel gera. Mas se para o seu dia a dia ter um carro seja necessário, é de extrema importância saber qual o melhor modo de compra.

Partindo do ponto em que você não tenha o valor à vista para comprar, devido ao alto custo de um zero quilômetro (a partir de R$60 mil), ou não queria alugar mensalmente um automóvel, teremos como opções a compra parcelada, em duas opções: O financiamento ou CDC, geralmente em valores pré-fixados, e o consórcio, com parcelas reajustáveis na maioria das vezes.

 

A escolha depende do momento


Deixemos claro: Não existe opção melhor entre financiamento ou consórcio. A opção será de acordo com o momento e situação financeira de cada consumidor.

Para quem precisa do automóvel mais rapidamente, o financiamento é a melhor opção, pois o cliente já sairá da loja dirigindo. Para quem puder esperar e ter uma compra mais planejada, o consórcio valerá mais a pena.

Detalhes sobre o consórcio


No modelo de consórcio, as taxas variam de acordo com a instituição, e o reajuste de parcelas pode seguir os índices de inflação ou tabela Fipe. Por isso, a leitura e entendimento do contrato são essenciais.

Outra questão importante é saber se o grupo de consórcio é novo ou se já está em andamento. Quando já está em andamento o grupo, é possível lances menores, porém com parcelas que podem ser maiores. Veja com a instituição qual o valor de um lance livre.

 

Por que o consórcio funciona para um determinado perfil


O consórcio funciona bem para o consumidor que não poupa ter uma compra mais barata que o financiamento. Importante é lembrar que no financiamento o carro já estará em mãos no momento da aquisição, enquanto no consórcio, a espera pode ser longa. 

Por isso, o consórcio pode funcionar muito bem para quem já tem um carro e quer trocá-lo num longo prazo, podendo esperar o sorteio.

 

A desvantagem da desistência do consórcio


Desistir do consórcio é uma das maiores desvantagens, pois sua revenda é difícil, você precisaria então ser sorteado logo para vender o carro em si. Senão, terá multas e possibilidade de reembolso somente no fim do plano, com a desistência.

 

Financiamento não é somente juros


Escolha de 50% dos compradores de um carro zero quilômetro, o financiamento te trará o carro de imediato, onde se terá juros de dois dígitos e no final, se pagará o valor de dois carros, esse é o preço de um financiamento.

Pagar sempre o maior valor de entrada possível é o mais indicado num financiamento, pois, além dos juros, existe o IOF e seguro. Por isso, é de extrema importância ter a ciência do CET – Custo Efetivo Total.


Planejamento financeiro

Tanto no consórcio quanto no financiamento, o planejamento é mais fácil para um funcionário público concursado ou privado por meio de CLT, devido à garantia de renda fixa. 

Para quem tem renda variada, como a de muitos autônomos ou empresários, é bom se comprometer com planos de menores parcelas possíveis.

 

Consórcio ou Financiamento: Vantagens e Desvantagens

 

Consórcio – Vantagens

  • Sem entrada;
  • Menor valor de parcela.


Consórcio – Desvantagens

  • Não recebe o carro na hora;
  • Possibilidade de reajuste nas parcelas;
  • Caso desista, recebe apenas parte do que pagou e pode demorar a devolução.

 

Vantagens do financiamento CDC

  • Recebe o carro na hora;
  • As parcelas não possuem reajuste em contrato pré-fixado;
  • Juros via o valor financiado e não pelo valor total do carro.

 

Desvantagens do financiamento CDC

  • Precisa ter um valor de entrada na maioria das vezes;
  • Juros altos;
  • Quanto maior o prazo de parcelamento, maior será o valor final, podendo até pagar o dobro do valor do automóvel.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!