Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 14 de maio de 2015

Economia Doméstica

shutterstock_185972390

Você sabe sobre a importância da economia doméstica?

Se não, é hora de conhecer a ordem de planejamento que toda família precisa para evitar gastos excessivos e sustos no orçamento familiar. Confira algumas dicas:

  • Planeje as refeições da semana e faça as compra de uma só vez. Compras de última hora (mercearia, armazéns, lojas de conveniência, etc.) sempre significam despesas a mais, pois você não poderá comparar e/ou avaliar os preços. Aja com antecedência! Outra dica: Nunca vá ao Supermercado com fome, isto fará você comprar mais do que precisa e gastar mais do que esperava.
  • Mapeie seus gastos familiares: uma das principais dicas de economia doméstica é conhecer o total da renda e dos gastos de sua casa. Identifique todo o dinheiro que entra (quantas pessoas contribuem com as despesas da casa mensalmente) e mapeie todas as despesas mensais, que incluem básicas e extras.
  • A conta de luz é o calcanhar de Aquiles do orçamento de muitas famílias e, ainda mais agora, em um contexto de restrição de água (lembre-se de que as hidrelétricas são responsáveis por 90% da energia gerada no país), é muito importante aproveitar todas as oportunidades para economizar energia. Retire da tomada equipamentos em desuso e controle o consumo da casa com disciplina.
  • Os medicamentos genéricos passam por testes e têm o mesmo efeito dos remédios de marca. Uma de minhas dicas de economia doméstica é não se apegar ao nome do medicamento e, sim, à fórmula – e ao preço. Sempre que for até a farmácia com uma receita médica, pergunte ao farmacêutico se ele tem a opção genérica com o mesmo princípio ativo. O Procon calcula que os medicamentos genéricos custam, em média, 56% do que os originais. Pesquise!
  • Com relação as suas dívidas. Compre sempre que puder à vista, troque suas dívidas de Cheque Especial, Cartão de Crédito pelo Consignado. Para Servidores Públicos Federais,  as taxas são menores e o prazo é maior. Assim você poderá alongar o perfil de endividamento e se programar melhor.
  • No mais, tenha em mente que informação é tudo. Por isso, sempre que possível, opte por trocar algo por outro de igual valor e preço mais acessível, e nunca deixe de praticar o consumo consciente. Organize sua vida financeira e contribua com a saúde do bolso e do ambiente.o sr siape

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!