Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 5 de junho de 2015

Greve das Universidades Federais completa uma semana

shutterstock_191231408

Professores paralisaram atividades em 23 Instituições, Servidores Técnico-Administrativos se recusam a trabalhar em 45

Com a participação de 23 Universidades Federais, a greve dos Professores Federais completa uma semana nesta quarta-feira (3). Uma das principais reivindicações é a melhora nas condições de trabalho e a valorização da profissão. Servidores Técnico-Administrativos de 45 instituições de ensino – inclusive a Universidade de Brasília (UnB) – também se encontram em greve desde quinta-feira (28).

“O movimento é crescente e com importantes atividades dentro das Instituições Federais”, comenta o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes -SN), Paulo Rizzo.

Rizzo destaca que a expectativa é que a greve nacional se amplie ainda mais, pois estão previstas várias assembleias que discutirão a adesão ao movimento. “Na próxima semana, devemos intensificar ações conjuntas com os Servidores Técnicos, que estão em greve em quase todas as Universidades Federais, e com os estudantes, que também paralisaram em várias instituições”, afirma.

Esclarecimentos

Em 11 de junho, representantes dos comandos de greve do Andes-SN e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil  (Fasubra), participarão da reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), aproveitando o espaço para conversar sobre os motivos da greve e questionar os reitores acerca dos cortes nos orçamentos das instituições federais de ensino superior, impostos pelo governo federal.

Principais pontos da pauta de reivindicações

– Defesa do caráter público da universidade

– Melhores condições de trabalho

– Garantia de autonomia

– Reestruturação da carreira docente

– Valorização salarial de ativos e aposentados

Fonte:   PORTAL SPF

o sr siape

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!