Governo Federal elabora novo APP para servidores

3/52 ratings
folder_openGeral

Governo Federal elabora novo APP para servidores

Á partir de maio de 2021, o governo lançara o APP Sou Gov.br, uma nova transformação digital para facilitar a vida dos servidores com seu gestão de pessoas.

As Secretarias Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, estão trabalhando para simplificar a forma como os servidores, aposentados e beneficiários de pensão acessam os serviços de gestão de pessoas.

O projeto busca facilitar o acesso do servidor com uma nova interface digital para disponibilização dos serviços relacionados à vida funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas em um só lugar, acessível à palma da mão. A ideia é migrar os diversos meios que atualmente o trabalhador tem para atende-lo  como o atendimento presencial, central telefônica, Sigepe Mobile, Sigepe Web, Sigepe Gestor, Banco de Talentos, E-mail, SEI, sistemas desenvolvidos no âmbito do órgão, entre  outros.

O excesso de requisitos desnecessários para acesso aos serviços de gestão de pessoas, a variedade e despadronização dos canais e do atendimento, além da imprecisão quanto ao tempo e esforço para atendimento aos serviços de gestão de pessoas serão principais problemas e para isso será unificado os canais de relacionamento com o usuário, migração das mais de 30 funcionalidades espalhadas nos diversos canais e inovação com mais 20 novos serviços, além da automação completa de diversas dessas funcionalidades, o que facilitará a realidade de quem operacionaliza os serviços realizados, atualmente, de forma manual e com controles, muitas vezes precários.

O que muda para os usuários?

▪ Uma nova forma de acesso, pelo gov.br;

▪ Um canal digital onde solicitar mais de 50 serviços de gestão como Minha Carteira Funcional, Prova de Vida, Atestado Web, Alterações Cadastrais, Mensagens e outros serviços funcionais;

▪ Um local para acompanhar o andamento de suas solicitações;

▪ Uma assistente virtual disponível para tirar todas as dúvidas sobre o app e os serviços oferecidos.

Qual será a forma de acesso ao aplicativo?

O aplicativo SouGov.br estará disponíveis, gratuitamente, nas lojas da Google Play e AppStore. Para acesso será necessária a criação de uma conta no gov.br. Para garantir a segurança dos servidores e pensionistas em seu relacionamento com a nova ferramenta, dadas as informações sensíveis que estarão disponíveis neste ambiente, para acesso ao SouGov.br, será necessária a criação de contas com selos Prata ou Ouro, que garantem maior confiabilidade.

Para ter acesso a esses selos, os usuários podem optar por realizar seu cadastro utilizando as seguintes opções:

– Prata: internet banking (bancos conveniados), validação facial de Carteira de Habilitação

Nacional (CNH), balcão presencial no INSS ou validação servidor público (senha Sigac).

– Ouro: validação facial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou certificado digital.

O aplicativo irá substituir o Sigepe?

Os demais canais como SEI, e-mail ou sistema próprio do meu órgão serão descontinuados? A ideia é transformar o SouGov.br em um canal único para relacionamento com os usuários. Inicialmente, os diversos canais poderão ser mantidos, mas precisará haver um foco prioritário no atendimento às demandas abertas pelo SouGov.br pelo Módulo Requerimentos do Sigepe e orientar os usuários a utilizarem cada vez mais essa plataforma para realizar suas solicitações. As funcionalidades disponíveis no Sigepe Mobile, Gestor, Banco de Talentos e Sigepe Web Servidor serão descontinuados definitivamente sempre após 30 dias ao lançamento da funcionalidade implementada no aplicativo, mantendo os dois ambientes ativos neste período para garantir o sucesso da migração.

 

Os usuários terão resposta automática quanto aos seus requerimentos?

Todas as alterações ou solicitações realizadas pelo usuário serão informadas por meio de notificação no e-mail cadastrado e no próprio aplicativo. Haverá, ainda, a possibilidade de os usuários acompanharem suas solicitações no “Minhas Solicitações”, onde haverá informação do status e resposta dos requerimentos.

O aplicativo terá comunicação com os demais sistemas de gestão de pessoas?

Sim! O SouGov.br vai automatizar diversos serviços atuais e, para isso, terá integração com os sistemas de gestão de pessoas que são responsáveis pelo processamento dos serviços. Muitos serviços serão totalmente automatizados, sendo tratados como autoatendimento; outros parcialmente, tendo às unidades de gestão de pessoas apenas o ônus de análise documental, mas com processamento automático junto a ferramentas como o Siape.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

3/52 ratings

Publicações Relacionadas

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu