Receba atualizações por email



Whatsapp

Greve 16 de agosto de 2016

Greve no Funcionalismo Público Federal

Greve no Funcionalismo Público Federal – Nesta terça-feira, 16, trabalhadores de todo o Brasil participam de um dia nacional de mobilização com paralisação de atividades em defesa de direitos, empregos e para barrar retrocessos em conquistas trabalhistas e sociais. Atos já estão confirmados em mais de quinze capitais. Em São Paulo a manifestação será a partir das 10 horas em frente à Fiesp. Os trabalhadores querem dar o recado de que a categoria não pagará o pato da crise. Entre medidas já pré-anunciadas e defendidas pelo empresariado está a flexibilização de leis trabalhistas que inclui o aumento da carga horária, redução de férias e até do décimo terceiro. No Rio haverá ato no Boulevard Olímpico, Praça Mauá, também a partir das 10h. Além de se incorporar aos atos nos estados, a Condsef continua acompanhando a agenda de votações no Congresso Nacional.

Essa semana nenhum dos projetos que ameaçam o setor público deve estar na agenda de votação. Mas a partir da próxima semana a categoria deve voltar a promover o intenso trabalho de força tarefa que vem sendo feito. O objetivo é convencer a maioria dos parlamentares a derrubar esses projetos, incluindo PLP 257/16 e PEC 241/16 que juntos representam um dos maiores retrocessos no direito dos cidadãos ao acesso a serviços públicos, garantido pela Constituição.

Ainda essa semana, na quarta, 17, a Condsef participa de mais uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) que aprovou uma série de ações para fortalecer a mobilização nacional dos servidores contra a onda de ataques aos serviços públicos. Entre ações que devem ser empregadas está buscar diálogo e articulação com centrais e movimentos sociais para construir uma jornada de lutas comum com objetivo de construir e consolidar uma greve geral. As entidades também defendem a construção de uma jornada comum de representantes do funcionalismo federal, estadual e municipal e também unidade com representantes de trabalhadores de empresas públicas e privadas.

O fórum dos federais deve promover reuniões semanais para acompanhar de perto as mudanças de conjuntura e elaborar novas ações. A ofensiva contra a classe trabalhadora tem sido pesada e a resposta precisa acontecer com o fortalecimento da unidade e mobilização permanente de toda a população em defesa de direitos e contra retrocessos que querem nos impor. Para isso, a construção de uma greve geral segue em destaque em nossa pauta. Acompanhe. Participe das atividades. A mobilização e a unidade neste momento crucial para a classe trabalhadora se fazem fundamentais.

Publicado por CONDSEF

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!