Geral 2 de abril de 2015
Previsão é que mais 20 Instituições integrem a iniciativa e ofertem cursos presenciais de inglês a partir de maio/2015
Até o segundo semestre deste ano todas as 63 Universidades Públicas da Rede Federal ofertarão cursos de inglês pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).
A previsão é de que outras 20 Universidades Federais integrem a iniciativa e ofertem cursos presenciais de inglês a partir de maio. Instituído pela Portaria nº 973, de 14 de novembro de 2014, o IsF teve início em 43 instituições de educação superior.
O Programa Idiomas sem Fronteiras tem como principal objetivo oferecer oportunidades a estudantes da graduação e da pós-graduação em programas de internacionalização acadêmica, seja por intercâmbio como bolsista do Ciência sem Fronteiras (CsF) ou por outras iniciativas de mobilidade estudantil.
Por enquanto, os núcleos de línguas estrangeiras das universidades federais oferecem vagas para aulas presenciais somente na modalidade inglês.
Oferta de Cursos
Para 2016, está prevista a oferta de cursos presenciais em francês e outras línguas estrangeiras. Na versão on-line, porém, os estudantes podem cumprir atualmente módulos em inglês ou francês.
Simone Sarmento, vice-presidente do IsF–Inglês, explica que tanto o curso on-line quanto o presencial são ofertados gratuitamente para os estudantes e os SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS das Universidades.
No balanço até o mês de março, 61.947 vagas já contavam com inscritos em cursos presenciais de inglês e 714.999 na plataforma virtual do My English Online (MEO).
Teste de Proficiência
Para saber o nível de proficiência em inglês, o programa IsF permite que estudantes e servidores das universidades federais inscritos na plataforma online do programa realizem, gratuitamente, o Toefl ITP.
A partir de maio deste ano, esse exame passará a ser obrigatório aos candidatos que planejam frequentar aulas de inglês na modalidade presencial.
Desde 2013, a Universidade de Brasília (UnB) participa do Programa Idiomas sem Fronteiras. No ano passado sete mil testes Toefl foram realizados por estudantes, e neste mês de março mais mil testes foram aplicados.
Adesão
Atualmente, cerca de 360 alunos participam de variados cursos presenciais. Matheus Veleci, 20 anos, é aluno do quinto semestre de engenharia da computação e, depois de cumprir etapas do My English Online, investe agora nas aulas presenciais para o Teste Toefl.
“Temos professores de qualidade e a comodidade de poder aperfeiçoar o inglês sem sair da nossa própria universidade”, diz o estudante, que busca um bom resultado no Toefl para se candidatar ao Programa Ciência sem Fronteiras e realizar o sonho de cumprir parte da graduação no exterior.
Abaixo confira algumas perguntas e respostas sobre oferta de cursos presenciais:
Os cursos visam enfatizar o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, o conhecimento de culturas acadêmicas em países onde se usa a língua inglesa no ensino superior e a interação aluno-aluno e professor-aluno.
Quem são os docentes dos cursos presenciais ?
Em sua maioria graduandos em Letras – Licenciatura e qualificados com excelência em sua proficiência no idioma.
Qual a carga horária do curso?
Ao todo, são quatro horas de aula semanais. Total de 16, 32, 48 ou 64 horas de duração por curso, que pode variar de acordo com os critérios do NucLi de cada universidade.
Quem são as universidades que ofertam cursos presenciais?
O Idiomas sem Fronteiras conta atualmente com 63 núcleos em universidades federais para ofertar cursos presenciais de inglês. Acesse a lista com todas as http://isf.mec.gov.br/ingles/images/2015/janeiro/Universidades_NucLi_2015_novo.pdf (arquivo em pdf).
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação