Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 27 de agosto de 2021

Reforma administrativa ganha destaque no resumo da semana

Reforma Administrativa pode ser votada até o fim de agosto

 

O projeto que trás novas regras para o funcionalismo público do país, a reforma administrativa (PEC 32) pode ser votada até o fim do mês pela Câmara Federal. O deputado Arthur Maia (DEM-BA) relator da matéria na comissão especial, deseja entregar o seu substitutivo ao texto do governo nesta semana.

 

Se tudo correr conforme a previsão, existe a possibilidade da PEC ir ao plenário da Casa até o fim de agosto. De acordo com o cronograma, o projeto logo deve seguir para o Senado. E se for aprovado nas duas Casas, as medidas poderão entrar em vigor ainda esse ano.

Continue sua leitura aqui.

 

Relator de Reforma vai sugerir critérios para avaliação de servidores

 

A avaliação de desempenho de servidores públicos será um dos principais tópicos tratados no âmbito da reforma administrativa (PEC 32). Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira pela comissão especial, o relator da proposta, deputado Arthur Maia (DEM-BA), voltou a afirmar que vai incluir esse tema no seu substitutivo ao texto do governo.

A avaliação deve ser regulamentada por lei específica, como prevê a Constituição Federal, mas até hoje isso não ocorreu. O relator da PEC disse que não há como o Legislativo “ficar esperando mais 23 anos para o Poder Executivo enviar uma proposta, como não enviou o projeto de lei de avaliação de desempenho”.

A ideia de Arthur Maia é que o Parlamento regulamente as regras de governança, além da avaliação do funcionalismo — neste caso, pensa-se em estabelecer métricas.

Segundo o deputado, atualmente, com exceção dos professores — cujo trabalho pode ser analisado e medido, por exemplo, por meio das notas dos alunos —, não existem outras formas de identificar a qualidade do serviço dos profissionais do setor público.

“É fundamental que haja métricas dos setores que possam ser avaliados. Com exceção da educação, que tem notas para os alunos, não vejo ainda outras métricas que possam ser aplicadas para avaliação e busca de melhoria permanente”, afirmou Maia.

SEM GOVERNANÇA, REFORMA FRACASSA

 

A audiência contou ainda com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. O ministro bateu na tecla de que a comissão deve reincluir no texto a “boa governança” como princípio da administração pública. O item foi retirado da PEC 32 ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo Nardes, sem “boa governança”, a reforma administrativa será um “fracasso”: “Sem governança não adianta fazer reforma administrativa. Continuaremos a ter perdas como as obras inacabadas. Não adianta acharmos que vamos fazer as coisas na base da improvisação. Sem boa governança, há o risco de que a reforma administrativa possa ser um grande fracasso”.

O ministro apontou ainda que apenas 14% dos municípios brasileiros utilizam ferramentas de governança.

 

RISCO DE PERSEGUIÇÕES

 

Em contrapartida, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF), que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), argumentou que “boa governança” não deveria ser um princípio da administração pública — e sim uma diretriz, para evitar perseguições.

“Qualquer juiz vai fazer interpretações sobre esse assunto e vamos ter ampla possibilidade de perseguições jurídicas aos gestores. Combatemos o acréscimo desses princípios à PEC 32. Conseguimos retirá-los ainda na CCJ porque fariam uma confusão jurídica em que gestores e gestoras não iriam assinar nada neste país”, explicou.

O parlamentar acrescentou ainda que os piores índices de governança são registrados nos municípios, justamente onde há maior número de funcionários comissionados.

Fonte : O dia

 

Lira apressa votação da reforma administrativa e adia tributária

 

A comissão especial instalada na Câmara dos Deputados para revisar e analisar a PEC 32 está na etapa final dos trabalhos e pode votar a matéria ainda no inicio da próxima semana — o substitutivo do relator, Arthur Maia, deve ser entregue nesta sexta-feira (27). Dentro dessa programação, a intenção do presidente da Casa legislativa, Arthur Lira (PP-AL), é levar a proposta ao plenário já na primeira semana de setembro.

Inclusive, a decisão de Lira de adiar a votação da reforma tributária (PL 2337/21) — ele defende mais debate sobre o projeto — abre espaço para que a administrativa seja analisada com prioridade nos próximos dias.

Continue sua leitura aqui.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!