Receba atualizações por email



Whatsapp

Saúde 10 de agosto de 2015

Bicho faz bem para a saúde ? 11 DICAS

Você já percebeu que se sente melhor quando está com seu cachorro ou gato ?

Ein chocolate und ein schwarzer Labrador Retriever sitzen zusammen mit einem Golden Retriever auf einer Wiese.

1. Menos estresse
É verdade. Passar um tempo com seu cachorro, gato ou qualquer outro animal pode ter um impacto muito positivo no seu humor e na sua saúde. Animais de estimação são grandes aliviadores do nosso estresse.
SNC00154
O Ph.D.Allen McConnell descobriu em uma pesquisa que os donos de animais de estimação são mais saudáveis do que as pessoas que não tem animais, principalmente os donos que passam muitos e bons momentos com seus cães, gatos ou qualquer outro bicho.
Bons momentos inclui passear no parque, brincar de bola, se aconchegar no sofá, fazer carinho e massagem no animal etc.benefícios de ter cachorro
2. Um coração mais saudável
Seu cachorro pode fazer com que você tenha menos propensão a doenças do coração. Por quê? Donos de cães tendem a caminhar mais, e assim tem a pressão sanguínea mais baixa do que aqueles que não tem cães.Cães e gatos também podem ser ótimos se você já tiver problemas cardíacos. Estudos mostram que pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e pessoas com sérios problemas no coração vivem mais tempo do que pessoas com os mesmos problemas que não tem animais de estimação.3. Sugadores de Estresse
É gostoso fazer carinho no seu animal de estimação (cachorro, gato, papagaio, calopsita, qualquer animal). Por isso, abaixa a pressão, ajuda o corpo a liberar o hormônio do relaxamento e diminui a liberação do hormônio do estresse.
Isso também faz bem pro próprio animal, que fica mais calmo e relaxado.4. Ímãs sociais
Cachorros e gatos ajudam você a se conectar com outras pessoas. Durante um passeio, uma pessoa começa a conversar com você sobre seu “pet“. Ou você resolve levar seu cão em uma praça pra brincar e acaba conhecendo outros donos de cães. É uma ótima maneira de fazer amizades!
Inclusive na internet, muitas pessoas acabam ficando amigas de verdade em grupos que falam de raças específicas ou de cães ou gatos em geral. No Facebook existem grupos pra cada raça de cachorro ou de gato e as pessoas marcam encontros e se conhecem de verdade.
menina e o cachorro5. Melhor humor, melhor saúde
Pessoas com animais de estimação são em geral mais felizes, mais confiáveis e menos solitárias do que aquelas que não tem cães ou gatos. Elas também visitam menos o médico por problemas de saúde.
Uma razão pra isso é o fato de que ter um cão ou um gato e ser responsável pela vida de um animal dá à sua vida um significado maior e uma sensação de pertencimento ao mundo.6. Benefícios para o Sistema Imunológico do bebê
Bebês criados em famílias com animais de estimação tendem a ter menos alergias e asma, mostram alguns estudos. Para que isso tenha efeito, o bebê precisa começar a conviver com o animal antes dos 6 meses de vida.
Bebês que moram com cães ou gatos tem menos resfriados e infecções de ouvido durante o primeiro ano do que bebês que vivem sem animais perto.

7. Suporte social para crianças autistas
As crianças tendem a se relacionar melhor com coleguinhas autistas se animais estiverem no mesmo ambiente. Os animais mudam o ambiente da sala de aula e ajuda as crianças sem autismo a se integrarem com as crianças autistas. Uma vez que as crianças sem autismo se envolvem com os animais, elas tendem a ver as outras crianças mais positivamente e trabalham melhor com elas.

gato

Crianças e adultos autistas às vezes têm dificuldades para se comunicar com o mundo à sua volta. Mas a terapia com animais de estimação tem-se provado uma ferramenta útil.

Muitos autistas sentem uma conexão mais forte com animais que com outras pessoas. Um estudo francês de 2012 observou 40 crianças autistas e seus bichos e descobriu que elas ficavam mais calmas e socializavam com mais facilidade do que aquelas que não tinham animais de estimação em casa.

Eles associaram esse comportamento a uma produção maior do hormônio oxitocina. Esse hormônio, cuja produção pode ser disparada pelo ato de fazer carinho nos bichos, aumenta as sensações de confiança e amor.

Iris Grace Halmshaw, a menina de 5 anos da foto acima, foi diagnosticada com autismo em 2011. Sua gata Thula a ajudou a ter confiança suficiente para falar com os outros, além, de servir de inspiração para pintar – outro componente da terapia.

8. Eles te ajudam no combate à depressão.
cats

Acariciar um gato no seu colo não ajuda somente a aliviar o estresse. Essa companhia também melhora o humor e funciona como uma distração positiva para quem luta contra a depressão.

Além de companhia, os bichanos ajudam a estabelecer rotina, responsabilidade e atividade social em dias que talvez não contassem com esses componentes.

Todos os animais de estimação podem ajudar no combate à depressão, mas os gatos são especialmente calmos e pacíficos.

Essas características podem ser contagiosas, o que é importante para os donos que sofrem de doenças mentais.

9. Eles sabem que não há problema em perder o controle de vez em quando.
giphy

Giphy/Tumblr

“Um gato tem honestidade emocional absoluta: seres humanos, por uma ou outra razão, podem esconder os sentimentos, mas os gatos, não.” – Ernest Hemingway
Os gatos são conhecidos por seus comportamento calmo e reservado, mas não têm medo de perder o controle – físico e emocional – quando lhes dá na telha. E esse tipo de expressão também pode ajudar seus donos.

Um estudo de 2012 da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard descobriu que reprimir emoções negativas pode ser tóxico para o corpo, aumentando o risco de morte por doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Psicólogos também descobriram que emoções negativas como tristeza, ansiedade, raiva e culpa podem ser positivas se a pessoa se permitir vivenciar completamente o que estiver sentindo.

10. Eles destroem sensações de solidão com seu amor incondicional. gato

“Não existe presente maior que o amor de um gato.”— Charles Dickens
 

11. Alívio da Solidão

adocao-de-caes

Até mesmo os Centros de Prevenção e Controle de Doenças reconhecem que um dos grandes benefícios dos bichos de estimação é sua capacidade de aliviar nossa solidão.

Eles costumam ser os melhores ouvintes que podemos querer no fim de um dia cansativo. A cara que eles fazem quando chegamos em casa nos lembra que sempre tem alguém feliz de nos ver.

Segundo pesquisadores da Universidades de Miami e da Universidade de Saint Louis, animais de estimação satisfazem as necessidades sociais dos seus donos tão bem quanto outros humanos.

DICA DO BLOG:
Cuide bem dos seus “bichanos”. Já há no mercado Plano de Saúde para eles. A Porto Seguro lançou o Health For Petum plano de saúde completo para gatos e cachorros.
health for pet
Clique aqui e saiba mais.     ⇒      logo seuseguronoclick
 Fontes:   Alena Hall – Abril / Veja / Sr. Gato /  Universidade de Miami / Universidade de Saint Luis / Estadão
shutterstock_167248031

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!