Regras especiais no seguro auto para PCD

5/51 voto
folder_openAuto, Seguro

Regras especiais no seguro auto para PCD

Seguro auto PCD. Confira as principais condições.

Pessoas que possuem algum tipo de deficiência tem o direito de comprar veículos com isenção de alguns impostos, tais como: IPI, IPVA, ICMS e IOF. Para conseguir a isenção do ICMS o carro deve ter o valor máximo de 70mil.

Conforme dados da Abridef, cerca de 13% de todos os veículos vendidos em 2018 foram adquiridos por pessoas com deficiência. Com este aumento na procura por veículos adaptados, o mercado de seguros para este segmento também aumentou.

Regras especiais no seguro para PCD

Por conta destes benefícios de isenções, os veículos acabam saindo com um valor mais baixo nas concessionárias. Deste modo, através do seguro, caso ocorra um sinistro (perda total, roubo ou furto sem recuperação), você pode ser indenizado das seguintes formas:

  • Pagamento de 100% do valor do veículo conforme Tabela Fipe em indenizações e quitação dos impostos feitas pela própria seguradora, independente da inclusão de cláusula de cobertura especial ou não.
  • Indenização de 100% do valor que consta na Tabela FIPE, mas somente após a quitação dos impostos e apresentação dos comprovantes de pagamento por conta do segurado.
  • Pagamento de indenização entre 65 e 80% da Tabela FIPE, de acordo com a escolha do segurado. Desde que esteja previsto na apólice sendo o segurado responsável pelo recolhimento dos impostos.
  • Indenização de 100% da FIPE, porém, a seguradora desconta os impostos que ainda não estão quitados.
  • Por valor determinado em apólice e quitação dos impostos feitos pela própria seguradora, mediante a inclusão de cláusula de cobertura especial ou não.

PCD precisam atentar-se aos detalhes

Ao adquirir um seguro para veículo adequado para pessoas PCD, recomendamos que fique atento aos detalhes da apólice.  Um detalhe que merece atenção é obter um carro reserva na apólice. Neste caso atente-se na disponibilidade e um veículo adequado para sua necessidade.

Algumas seguradoras também oferecem acionamento de táxi, podendo ser uma ótima alternativa para quem dirige automóveis adaptados.

Em casos onde o veiculo possua adaptações como: frenagem com as mãos, alavanca de aceleração, dentre outros. Tudo isto deve ser informado no momento da contratação do seguro, para entrar na cobertura de acessórios.

Deste modo, na ocorrência de um sinistro os itens que estiverem na apólice também serão indenizados.

É importante afirmar que não são todas as seguradoras que possuem seguros específicos para este perfil.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

5/51 voto

Publicações Relacionadas

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu