Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 22 de abril de 2015

A Margem de Consignação poderá ser de até 40%

A amortização da dívida do cartão só será possível para as pessoas que têm esse tipo de crédito no mesmo banco pelo qual recebem o salário. Mesmo perdendo com os juros baixos do consignado ante as outras duas modalidades, há uma enorme vantagem para os bancos em trocar a dívida porque reduz a inadimplência do cartão de crédito, que hoje está em 40%, segundo dados do Banco Central.

“Isso é muito bom porque autoriza a trocando de uma dívida cara, do cartão de crédito, por uma bem mais em conta, do consignado. Se aprovada, essa medida vai ajudar a liquidar dívidas do cartão de crédito, com certeza”, afirma Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Exectuviso de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Segundo cálculos da Anefac, os juros médios praticados nas três categorias mais comuns são: consignado de 2,92% ao mês (41,25% ao ano), enquanto o cheque especial é de 9,64% (201,74% ano) e o cartão de crédito é de 12,02% mês (290,43%, ano).

Para Oliveira, a aprovação tem um lado positivo e um negativo. “É importante ter um limite maior com juros mais baixos, até para que o consumidor consiga evitar shutterstock_199360112usar o cheque especial e cartão de crédito. O crédito barato possibilita que as pessoas façam empréstimos mais razoáveis.”

O lado negativo, segundo Oliveira, é a falta de consciência na utilização do crédito. “O grande problema é a má utilização do limite. Por que? A pessoa não vive só desse empréstimo e ela vai precisar se organizar. O número de 50% é alto.”

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!