Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 8 de junho de 2015

Adolescentes e crianças são a maioria dos internados por dengue, diz Ministério da Saúde

shutterstock_180729731Dados do Ministério da Saúde sobre o perfil dos pacientes internados por dengue em 2014 mostram que uma em cada três pessoas hospitalizadas tinha até 19 anos. Segundo o levantamento, dos 35.667 pacientes internados em Hospitais Públicos com complicações da doença em 2014, 11.391 eram crianças ou adolescentes, 31,9% do total.

O tempo está passando e quase nada melhora neste quadro. Parece que estamos amarrados ao relógio, as verbas do Ministério da Saúde não são suficientes, não há leitos disponíveis nos Hospitais, os Agentes de Saúde não dão conta de conscientizar e combater o mosquito da Dengue (nem contando com a ajuda dos militares). Mais parece uma bomba relógio que está prestes a explodir em uma epidemia, mais que isso, uma pandemia nacional. Nem mesmo o Outono e a aproximação da chegada do inverno e com eles a estiagem (maior), das chuvas tem ajudado.

Quase empatada com o mesmo número de hospitalizações está a faixa etária de jovens adultos, com idades entre 20 e 39 anos, que respondem por 31,7% do total de internações. Em seguida, aparece o grupo de 40 a 59 anos, com 22,3% das internações, e o de idosos, com 13,9% das hospitalizações.

“Como o sistema imunológico está a todo vapor na juventude, pode acontecer de os jovens contaminados produzirem excesso de células de defesa, que passam a atacar partes do próprio corpo, causando complicações”, explica o infectologista Celso Granato, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As informações são do jornal

shutterstock_167248031

O Estado de S. Paulo.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!