Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 27 de abril de 2015

Instituto de Educação de Surdos realiza ciclo de palestras

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) realizou um ciclo de palestras e mesas redondas:“Integrando Saberes no Ines”.O evento voltado para servidores do instituto contou com a presença do professor Carlos Skliar, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), referência no estudo da educação e surdez.No total, cerca de 300 pessoas compareceram ao encontro entre 25 e 26 de março. As atividades tiveram início na tarde de quarta-feira (25), com a apresentação da comissão de Estímulo à Formação Continuada e Difusão de Pesquisas e Ações dos Educadores do Ines. Em seguida, o evento contou com a palestra “Desobedecer a linguagem na educação de surdos”, ministrada pelo professor Carlos Skliar. Na ocasião, o docente apresentou informações presentes no seu livro “Desobedecer a Linguagem”, lançado no ano passado.O escritor também destacou a importância do diálogo na educação, lembrando que atualmente a publicidade e o consumo efêmeros liquidam as relações sociais. “Se eu não converso, eu não educo”, afirmou.

Programação: Na quinta-feira (26), o tema da palestra foi “Educar como Travessia”, baseado no livro “O Ensinar enquanto Travessia”, também de 2014. Skliar comparou o ato de educar a uma viagem, além disso defendeu a educação na rede pública.

“Hoje há ataques contra a escola pública e, principalmente, contra o público da escola. Mas a escola é um lugar público, onde acontece o que não é segredo, o que se mostra, o que é comum a todo mundo e independe das diferenças individuais”, observou.
 Ciclo de palestras: A Comissão de Estímulo à Formação Continuada e Difusão de Pesquisas e Ações dos Educadores do Ines já está definindo o calendário de eventos, com datas até o fim do ano.

“Vamos promover palestras e mesas redondas uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, com profissionais das diversas áreas do conhecimento que desenvolvem pesquisas no campo da surdez”, contou a diretora do Debasi, Amanda Ribeiro. O próximo encontro do “Integrando Saberes no Ines” será no dia 30 de abril e abordará o tema “Educação e tecnologia”.

Fonte: Instituto Nacional de Educação de Surdos / Inclusão

o sr siape

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!