Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 12 de agosto de 2020

Servidores buscam benefícios nessa pandemia

Em home office desde março desse ano, servidores apontam custeio não amparado pelo governo.

Servidores públicos federais que permanecem em trabalho de home office desde o inicio da pandemia começam a se organizar tópicos para entrar em discussão com o Governo federal. A principal delas estaria relacionada a criação de um benefício de ajuda para quem ainda esta nesse regime de trabalho temporário, algo já negado pela equipe de Paulo Guedes.

Após o Governo anunciar que o trabalho em home office continuará após a pandemia, a mesma terá regras e modalidades que podem ser lidas aqui, os servidores indagaram a falta de amparo financeiro com os mesmos.

A reivindicação é nos custos referentes a internet, eletricidade e equipamentos. A iniciativa consta em uma nova técnica da assessoria jurídica da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Publico Federal (Fenadsef).

Os servidores que aderirem as novas modalidade – Home office parcial ou integral – terá que cumprir e assinar um plano de trabalho. As novas regras entram em vigor no dia 1° de setembro. As despesas como telefone, internet, energia elétrica e demais que o trabalhador tiver em seu lar, são de responsabilidade do mesmo que optar pelo novo regime de trabalho. Também não haverá banco de horas ou hora extra.

“Um ponto polêmico, que merecerá mais atenção, é a previsão de que a estrutura física e tecnológica caberá ao participante, devendo ele assumir todos os custos, inclusive de internet, energia elétrica e telefone, bem como segurança da informação, entre outras despesas. Aqui se percebe a intenção da administração de conter gastos, transferindo ao servidor público algumas obrigações tipicamente suas”, critica o documento.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que não há previsão para o pagamento “O Brasil está enfrentando uma crise financeira muito séria em decorrência da pandemia, e o Governo Federal precisa racionalizar os recursos públicos. O trabalho remoto foi um modelo alternativo, adotado para enfrentar uma emergência na saúde pública e que pudesse ser favorável tanto para o órgão como para o servidor”.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!