Receba atualizações por email



Whatsapp

Servidores Públicos Federais 11 de novembro de 2015

Servidores conhecem nova versão do Portal do Software Público Brasileiro

Servidores e gestores públicos da área de Tecnologia da Informação (TI) conheceram na manhã desta sexta-feira (23) a nova versão do (Software) Portal de Software Público Brasileiro (SPB). Em evento realizado no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), os participantes puderam avaliar e discutir a política pública.

Paulo Roberto Meirelles, professor da Universidade de Brasília e responsável pela equipe de desenvolvimento da recém-lançada plataforma, afirma que a nova versão apresenta uma evolução na integração dos ambientes. “Houve uma estabilização do ambiente como um todo. Em especial, trouxemos as funcionalidades solicitadas”, declara. Meirelles afirma ainda que o portal passará por três ciclos de desenvolvimento, em que a equipe aprimorará algumas ferramentas até o fim de 2016.

O trabalho de evolução do sítio começou em 2013, em uma parceria do MP com a Universidade de Brasília (UNB) e Universidade de São Paulo (USP). O trabalho das três equipes foi baseado nas contribuições sugeridas pela sociedade. A nova plataforma é baseada em sistemas de controle de versão e de monitoramento da qualidade do código-fonte. O projeto, desenvolvido aplicando métodos ágeis, foi pensado para contemplar ferramentas para a promover a colaboração e a interação nas comunidades.

A versão anterior do SPB foi lançada em 2007 para compartilhar softwares de interesse dos órgãos da Administração Pública Federal (APF) e tratar o software como um bem público.  Atualmente, o sítio conta com 70 soluções voltadas para atender as necessidades de gestores, empresários, professores, estudantes e cidadãos brasileiros.

Oficina
Com o objetivo aprimorar o conhecimento sobre a nova plataforma do Portal Software Público Brasileiro (SPB), o MP realizará em 29 de outubro, a Oficina—Desenvolvimento colaborativo usando as ferramentas do Novo Portal do Software Público Brasileiro: Git/GitLab e Noosfero.

Ofertada no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), a oficina é voltada para servidores públicos da área de TI e prestadores de serviços de desenvolvimento de sistema. O curso tem carga horaria de 3 horas e conta com 24 vagas disponíveis. Os interessados em participar devem preencher o formulário em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=23239

 

*Matéria Publica pelo Portal do Servidor

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!