Receba atualizações por email



Whatsapp

Servidores Públicos Federais 30 de junho de 2015

Sooretama tem biodiversidade contemplada em livro

O livro integra a série Áreas Protegidas no Espírito Santo

© Todos os direitos reservados. Fotos: Acervo ICMBio

Reserva Biológica de SooretamaUnidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – é o tema de uma publicação lançada este mês. O livro – intitulado Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Sooretama – é o volume II da série Áreas Protegidas no Espírito Santo, que traz informações sobre a biodiversidade de um dos remanescentes florestais de Mata Atlântica detalhando uma reserva que abriga elementos raros da flora e da fauna brasileira.

A obra, produzida pelo Instituto Últimos Refúgios, traz em seu conteúdo os frutos da iniciativa do engenheiro Álvaro Coutinho Aguirre e outros ambientalistas capixabas, que tiveram a iniciativa de reservar parte da Floresta de Tabuleiros para servir como refúgio da biodiversidade.

Últimos Refúgios“A partir da década de 1930, a região já dava sinais de empobrecimento devido ao avanço da ocupação das terras situadas na região centro-leste e norte do Espirito Santo”, explicou Valdir Martins dos Santos, analista ambiental da UC.

Ao contrário de outras regiões do estado, a Reserva Biológica ainda tem uma cadeia biológica bem representada, além das espécies ameaçadas de extinção que podem ser encontradas no remanescente florestal. Sua área é uma importante fonte de estudos para pesquisadores e estudantes, que buscam o aperfeiçoamento na área ambiental.

Para Eliton de Almeida Lima, chefe da Reserva Biológica, a publicação representa também o esforço de uma equipe de Servidores Públicos Federais – desde a mais simples função até o cargo de maior destaque – que desde o início da sua criação fizeram a história da Unidade.

“Também é necessário reconhecer o empenho da sociedade conscientizada, representada pelas inúmeras instituições e pessoas físicas, que colocaram-se como parceiras na proteção deste importante patrimônio natural. Isso inclui empresas, instituições públicas, escolas, universidades, pesquisadores e moradores do entorno das Reservas”, afirmou Eliton.

Fonte:  Comunicação ICMBio / Instituto Chico Mendes
shutterstock_167248031

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!