Não precisa ir muito longe para se sentir em um dos países mais ricos da Europa. Conhece uma região mais “alemã” do que a sul?
No começo do século XIX, logo depois da independência do Brasil, o então Império brasileiro promoveu um processo imigratório para povoar a região sul do país, já que os brasileiros não conseguiriam, sozinhos, tomar conta da região. Foi então que imigrantes alemães começaram a desembarcar em terras brasileiras. Chegaram no Rio Grande do Sul a princípio, e depois se espalharam por todo o sul do país.
Esses imigrantes trouxeram apenas sua força de trabalho e sua cultura. Para sobreviver em uma terra desconhecida, criaram comunidades que perpetuaram os costumes alemães até hoje. Aqui trazemos uma lista para você que deseja sentir os ares alemães mas não pretende ir tão longe.
Blumenau – Santa Catarina
Com forte traços da colonização alemã, Blumenau é conhecida por sua gastronomia assim como sua arquitetura, prédios com arquitetura enxaimel* são comuns. A cidade-sede do chopp Eisenbahn no Brasil também sedia a versão brasileira do Oktorberfest, famoso festival alemão que acontece em outubro. O festival é realizado na Vila Germânica, que fica aberta todo ano, onde se podem encontrar cervejas artesanais e comidas típicas alemãs. O joelho, a costeleta de porco e o marreco recheado com purê de maçã são exemplos.