Geral 4 de abril de 2023
Servidores, aposentados, pensionistas do INSS e estudantes poderão ser público-alvo do programa.
O programa Voa Brasil pretende democratizar o acesso ao transporte aéreo para servidores, aposentados e pensionistas do INSS e estudantes beneficiários do Fies, oferecendo passagens domésticas por até R$ 200 por trecho. De acordo com o ministro dos Portos e dos Aeroportos, Márcio França, o programa será viabilizado por meio de empréstimo consignado, sem subsídio público.
França destacou que o programa é voltado para quem não voou nos últimos dois anos e para voos de baixa temporada, com compra antecipada e de até quatro trechos por passageiro por ano. Ele afirmou que a proposta visa preencher os assentos das companhias aéreas, que voam com 21% a menos de passageiros nessa época do ano.
Programa pretende facilitar forma de pagamento
O ministro disse ainda que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil poderiam viabilizar o consignado e que as passagens poderiam ser pagas em até 12 vezes. Segundo França, um casal pagaria 12 prestações de R$ 72 pelos quatro trechos.
Portanto, o programa Voa Brasil tem por objetivo, além de atingir um público específico, preencher os assentos das companhias aéreas, que voam com 21% a menos de passageiros em baixa temporada. O programa pode ser uma opção viável para aqueles que desejam viajar de avião com valores mais acessíveis.