Geral 14 de outubro de 2019
O tema de reajuste salarial dos servidores vem sendo polêmico desde o inicio da discussão do assunto no governo.
O ministério da economia chegou a anunciar que os servidores públicos federais SIAPE, poderão ficar até três anos sem reajustes salariais. A justificativa é o contingenciamento de gastos.
Neste momento com a reforma administrativa estando em fase final para ser enviada ao congresso, muitas mudanças ainda podem ocorrer por conta do relatório do banco mundial.
Entretanto, surgiu uma nova esperança aos servidores SIAPE em relação a reajustes salariais nos próximos anos.
Durante a votação da proposta de Lei de diretrizes Orçamentarias, que definirá o valor final do salário mínimo de 2020, foi decidido algo extraordinário.
Sem ganhos e aumentos acima da inflação, o reajuste pretende seguir a variação do INPC.
O mais surpreendente desta votação é que o texto possui uma permissão para que aconteçam reajustes salariais para os servidores públicos no próximo ano.
Entretanto, este reajuste dependerá do quanto o governo federal conseguirá economizar em outras áreas. Neste caso, se “sobrar dinheiro” os servidores terão reajustes.
O trecho do texto vai contra o que o governo colocou como proposta desde o inicio deste ano (2019), que previa aumento somente para os militares.
Outro ponto polêmico nesta nova proposta é a concessão de autorização para nomear as pessoas aprovadas no último concurso da policia rodoviária federal.
O que você acha de tudo isto? Os servidores públicos conseguirão ter reajuste salarial em 2020 ou vão ter que aguardar por três anos?