Receba atualizações por email



Whatsapp
Categorias de servidores podem reduzir em até 80% com reforma

Geral 9 de outubro de 2019

Categorias de servidores podem reduzir em até 80% com proposta de reforma

Proposta de reforma administrativa poderá reduzir 80% das categorias.

Desde o inicio do mandato, a equipe econômica do atual presidente Jair Bolsonaro vem estudando aplicar uma reforma administrativa.

A proposta prevê a redução de cerca de 80% das categorias do funcionalismo. O número proposto como final de categorias é uma média de 20 a 30, deixando assim de existir por volta de 87.

Como se pode ver o número de redução ainda não está definido. Neste momento, a proposta é retirar vagas defasadas, juntamente com uma maior versatilidade na movimentação de servidores.

 

Mas como fica o servidor ativo?

Segundo a proposta, as movimentações a serem realizadas serão com servidores (Siape) com benefícios e funções semelhantes. No entanto, busca-se evitar esbarrar em questões judiciais.

Neste momento está em evidência que as modificações em relação aos servidores siape, não agradam aos sindicalistas.

 

Leia também: Pesquisa aponta defasagem de até 32,6% em salário de servidores

 

Segundo o secretario geral do Condsef (Sérgio Ronaldo) “O governo não apresentou até o momento o novo modelo a ser implantado”. Ele ainda afirma que são apenas ideias até o momento.

 

Quem serão os mais afetados?

Com a reforma administrativa, os servidores mais afetados serão aqueles que estão iniciando sua carreira após a aprovação da proposta. Contudo, os já atuantes no funcionalismo poderão ser afetados apenas com algumas mudanças pontuais.

Mesmo a reforma sendo chefiada por Guedes, neste momento a proposta encontra-se aos cuidados do secretario especial Gleisson Rubin.

 

Versão oficial

Até o momento o ministério da economia, não apresentou mais detalhes sobre o texto que deve ser enviado ao Congresso até o dia 18 deste mês (18/10/2019).

Porém um ponto apresentado nesta semana foi de que uma proposta também está sendo preparada para os estados. Deste modo haverá uma abrangência de temas maior a ser enviada para aprovação.

 

Pontos polêmicos

Após gerar muito debate, o trecho que condiz as regras de estabilidade deve ser alterado.

Nesta segunda-feira (07/10) o presidente afirmou que nunca discutiu sobre o assunto com ninguém, e a partir deste questionamento vetou quaisquer mudanças deste tipo.

Os pontos apresentados até agora sobre a reforma administrativa preveem além da redução de salários e jornada de trabalho, o término da estabilidade para servidores iniciantes.

Com as novas regras em prática, aqueles que decidirem pela redução de jornada de trabalho, terão automaticamente seu salário reduzido também.

 

Leia também: Emenda que garantia gratificações do servidor é retirada da reforma

 

Regras para os novos servidores

Para quem adentrar ao funcionalismo após a aprovação da reforma já obterá salários iniciais reduzidos. A tabela remuneratória dos servidores já ativos também passará por alterações.

Após um levantamento do Banco Mundial, o governo pretende deixar salários de servidores siape mais próximos dos praticados no setor privado com função semelhante.

 

Parecer final

O texto final ainda não seguiu para o congresso, mas as prováveis alterações já provocam discussões e reclamações de servidores e sindicalistas.

Em um congresso realizado pela CUT, líderes sindicais afirmam que a reforma administrativa será um retrocesso sem limites por parte do governo.

Em suma, Guedes pretende apresentar a proposta após a previdência ser concluída. O plano é que o mesmo seja enviado ao congresso ainda esse mês, em um prazo máximo de até duas semanas.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!