Cerca de 44% dos servidores estão trabalhando de casa remotamente.
Uma pesquisa do Ministério da Economia divulgou nesta quarta-feira dia 8 de Abril, sobre os servidores federais que estão trabalhando remotamente e também sobre os casos confirmados do coronavírus (COVID-19). No momento esses servidores federais afetados pelo coronavírus estão cumprindo o isolamento social em suas casas para evitar qualquer tipo de contágio entre os demais outros funcionários.
Esse levantamento não inclui informações sobre as instituições federais de ensino (IFES), uma vez que o ministério da educação divulgou o retrato da situação através do site http://portal.mec.gov.br/coronavirus/
A secretaria liberou uma ferramenta online para os órgãos e entidades da administração pública federal para preenchimento semanal das informações. Excetuando-se as (IFES), mais da metade (57,10%) das unidades administrativas de gestão de pessoas encaminharam os dados da semana até a última sexta-feira, dia 3. Esta parcela representa 175.949 mil servidores ativos, ou 31,04% do total.
É muito importante que todos os órgãos atualizem as informações semanalmente dos casos confirmados pelo COVID-19 e gestão dos trabalhadores que atuam remotamente.
Casos confirmados do COVID-19
A secretaria destaca que pode haver casos não reportados, uma vez que se trata de uma autodeclaração dos servidores ou registro de atestado médico nas unidades de recursos humanos dos órgãos, que nem sempre conseguem retratar a totalidade dos casos.
A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal vem atualizando as orientações aos servidores e empregados públicos federais, por meio de instruções normativas. A Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, e suas atualizações http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/IN19-20-me.htm estabelecem como deve ser a gestão das atividades e a prestação de contas do trabalho remoto que vem sendo realizado.