Receba atualizações por email



Whatsapp
Servidores! Semana repleta de novidades

Resumo da semana 7 de fevereiro de 2020

PEC: Resumo da semana repleto de polêmica

PEC emergencial e reforma administrativa volta a tona e causa muita polêmica nesta semana levando a uma ofensiva dos servidores.

PEC: Se redução salarial for aprovada servidores irão ao STF.

Com a volta do congresso o tema PEC emergencial volta à tona. Contudo, servidores e entidades sindicais vêm se unindo para que consigam frear a continuidade do texto.

O plano do governo é cortar gastos e conseguir uma economia de até R$ 50 bilhões em 10 anos. No entanto para que isso ocorra medidas devem ser tomadas e são estas que estão causando tanta polêmica.

Caso o texto seja aprovado os servidores e integrantes da frente parlamentar mista, prometem entrara com uma ação no STJ. No ano passado o supremo chegou declarar inconstitucionalidade na redução salarial dos servidores. Com isso os servidores esperam conseguir barrar PEC emergencial.

Leia também...

Estudo contraria discurso do governo sobre reforma

Com uma crescente no numero de parlamentares que apoiam a PEC da reforma administrativa, os servidores estão em busca de alternativas. A partir disto a frente parlamentar mista em defesa do servidor juntamente com o Fonacate, realizaram estudos sobre o assunto.

O Estudo será apresentado no dia 12 deste mês (fevereiro/2020) e promete colocara abaixo tudo que o governo vem afirmando sobre o funcionalismo. De acordo com alguns dados a média salaria de servidores do poder executivo é de R$ 3.800,00

Este não o primeiro estudo, fruto desta parceria que visa mostrar que o discurso do governo não é de total verdade. Deste modo, a busca por frear a PEC da reforma administrativa é grande e ainda tem muito que enfrentar, já que o texto ainda não chegou ao congresso.

Servidores atuais não serão afetados diz Presidente.

Nesta semana o atual presidente voltou a se pronunciar em relação à reforma administrativa em sua saída do palácio da alvorada. A proposta do governo é fatiar a PEC da reforma administrativa de forma que facilite sua aprovação.

De acordo com o presidente os servidores atuais não serão afetas. “Está decidido que não se mexe com os atuais servidores” afirmou.

O presidente continua dizendo que “Não dá mais. Tem que mexer, senão vai faltar para todo mundo lá na frente. Ninguém está perseguindo servidor”.

A PEC da reforma administrativa já teve seu envio adiado diversas vezes ao congresso. Contudo, o ministro Paulo Guedes afirmou que na próxima semana isso acontecerá de fato.

Reforma: Guedes chamou servidores de parasitas.

Durante uma palestra o ministro Paulo Guedes chegou a falar sobre a PEC da reforma administrativa. Contudo o mais surpreendente foi sua fala sobre o servidor em relação a PEC chegando a chama-lo de “parasitas”.

“O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega ao povo e ele quer aumento automático”, afirmou Guedes.

O ministro ainda afirmou os servidores já possuem o privilegio de obter a estabilidade e uma aposentadoria “generosa”, não merecendo assim reajustes anuais.

Guedes afirmou que a PEC da reforma administrativa será enviada ao congresso na próxima semana. O texto conta com muitas mudanças no funcionalismo, principalmente para futuros servidores.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!