Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 29 de janeiro de 2021

Resumo da semana: Projeto para cobrança de contribuição, reajuste de GEAP e mais

Servidores Federais iniciam pagamento de Reajuste do plano de saúde

A GEAP,  operadora responsável pelo plano de saúde de maior parte dos servidores federais, começou a aplicar o reajuste na sua carteira de benefícios. Os aumentos vão de 5,5% a 45,58%. Devido aos planos serem coletivos, o percentual de reajuste não é definido pela agência reguladora, portanto é de livre negociação entre as empresas e a operadora.

Continue a leitura completa AQUI.

 

Prova de vida é suspensa até 31 De Março

 

A suspensão da prova de vida anual de servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis foi prorrogada novamente. O prazo da suspensão, que terminaria no próximo dia 31 de janeiro, foi estendido até o dia 31 de março, por meio da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 14, de 26 de janeiro de 2021, publicada nesta quarta-feira (27/1) no Diário Oficial da União.

 

Continue a leitura completa AQUI.

Projeto prevê cobrança de contribuição sindical de servidor federal

 

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo que suspende portaria do Ministério da Economia que proíbe a cobrança da contribuição sindical de servidores públicos federais. O texto é de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que argumenta que a portaria contraria a lei que garante o desconto sindical na folha de pagamento.

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

De acordo com a portaria do Ministério da Economia, a cobrança só poderá ser feita após a edição de lei sobre o recolhimento, desde que autorizado pelo servidor, em favor da entidade representativa de seus interesses.

“A portaria impõe uma restrição desproporcional, que é a edição de lei que preveja a opção pelo servidor. Ocorre que tal limitação, além de não encontrar amparo legal, fere o princípio da autonomia dos Poderes, visto que não o Poder Legislativo não pode ser constrangido a exercer o seu papel”, afirma Figueiredo.

O deputado diz ainda que a portaria impede o exercício da livre associação sindical. “Diante da inexistência de lei regulamentadora, não há previsão que garanta o adimplemento das prestações sindicais pelos servidores públicos. Ou seja, o servidor e as entidades sindicais foram colocados em uma situação de completa ausência regulatória, que causa insegurança jurídica e ameaça a atividade sindical.”

Fonte: O extra

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!