Receba atualizações por email



Whatsapp

Turismo / Viagens 21 de novembro de 2017

Conheça as principais atrações da Chapada Diamantina

Um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, a Chapada Diamantina possui cachoeiras, rios, cânions e grutas que formam um cenário único. Localizada no estado da Bahia, a região é responsável por quase todas as nascentes do rio Bacias do Paraguaçu e do Rio de Contas.

Reduto de belezas naturais, a Chapada Diamantina abriga uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras.

 

Onde Ficar:

A Chapada Diamantina possui seis localidades de apoio para os viajantes, a que possui melhor estrutura é a cidade de Lençois, mas o ideal é separar o tempo e ficar um pouco em cada lugar paa aproveitar de fato toda a região do parque.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Lençóis é uma linda cidade histórica com grande vocação turística e é considerada o portal para Chapada. Possui a maior infraestrutura da região, com aeroporto, inúmeras opções de hospedagem, alimentação e agências de turismo.

Foi em Mucugê que foram encontradas os primeiros diamantes da chapada em 1844, uma das atrações por mais estranho que pareça é o único cemitério no estilo bizantino no Brasil. Rodeada por montanhas e 52% do seu território cobertos pelo Parque Nacional a Chapada Diamantina, seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê.

A pequena vila de Igatu possui sinais de sua história estampada em suas construções e no estilo de vida tranquilo dos moradores. O vilarejo possui diversas atrações, como as ruínas das casas de pedra construídas pelos garimpeiros e as trilhas que seguem para diversas atrações naturais, como o Vale do Pati.

A cidade de Andarai está bem ao centro do Parque Nacional e está próxima a diversos atrativos como o Poço Encantado, o Rio Marimbus e a Gruta da Paixão.

O município de Ibiocara, no sudoeste da Chapada Diamantina está localizado a 1.700 metros de altura e vem ganhando espaço no turismo regional. Sua principal atração é a cachoeira do Buracão, considerada o cartão postal da região.

Com clima esotérico o Vale do Capão está localizado no meio do Parque Chapada e é cercado por serras, considerado um santuário ecológico, a vila é realmente um lugar fascinante. No vale também é possível ter acesso as principais atrações da região, como a Cachoeira da Fumaça e a o Morrão.

 

O que conhecer:

 

Cachoeira da Fumaça

Com seus 360 metros de altura a Cachoeira da Fumaça impressiona os viajantes. É considerada uma das maiores quedas d’água do país.

 

Cachoeira do Buracão

Considerada uma das mais belas da região, a cachoeira está localizada em um cânion emoldurado por pedras folhadas. Para ver seus 85 metros de altura o viajante precisa fazer uma trilha super agradável à margem do rio.

 

Morro do pai Inácio

O principal cartão postal da chapada possui 1.120 metros de altitude. Com uma vista incrível, onde pode ser vista boa parte do parque.

 

Gruta de Lapa Doce

Localizada em Iraquara na Chapada Diamantina, a Gruta da Lapa Doce faz parte de um complexo de cavernas calcáreas. Diferenciando da maioria das cavernas da região por ser ampla, arejada e quase toda plana. Considerada a terceira maior do Brasil, a caverna possui 20 km mapeados, onde 850 m são abertos à visitação.

 

Pratinha

Maravilhoso rio e gruta com águas incrivelmente cristalinas onde é possível fazer diversas atividades como flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque.

 

Poço Azul

Um dos melhores banhos da Chapada. Uma gruta com águas cristalinas, em que o azul vivo da água é resultado da luz do sol. É permitido nadar e realizar flutuação. O atrativo pertence ao município de Nova Redenção e para visitá-lo é necessário pagar taxa de entrada. O lugar possui restaurante, estacionamento e loja de artesanato.

 

Poço Encantado

As águas são tão cristalinas que não é possível perceber onde o meio aquático começa. Possui cerca de 60 metros de profundidade. Um dos passeios mais bonitos e exóticos que a região oferece.

 

Ribeirão do Meio

Está situado no leito do Rio Ribeirão, a 3,5 km de Lençóis. Fácil acesso para quem está na cidade. É um grande poço com um tobogã natural, ideal para nadar. O recomendável é realizar o passeio e aproveitar também a Cachoeira do Sossego, que fica bem próxima do local.

 

Rio Mucugezinho e Poço do Diabo

O Rio Mucugezinho forma diversos poços. Um dos destaques, é a cachoeira do Poço do Diabo, com 20 metros e o seu poço profundo. O local é ideal a prática tirolesa e rapel.

Quando ir à Chapada Diamantina:

Nos meses de dezembro a fevereiro é a época de cheia deixando as cachoeiras com um volume maior de água. Em junho é comemorado a festa de São João. Entre novembro e janeiro pode chover bastante, de abril a setembro as temperaturas não são tão extenuantes.

Obrigado por acessar o Blog do Sr. SIAPE, sejam sempre bem-vindos e não esqueçam de acessar o site do nosso patrocinador Sua Viagem no Click para checar pacotes de viagem!

Fonte: Guia Viaja Melhor

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!