Receba atualizações por email



Whatsapp

Turismo / Viagens 9 de novembro de 2017

Um paraíso chamado Fernando de Noronha

O arquipélago pernambucano mexe com o imaginário de muitos brasileiros. Algumas das praias consideradas as mais belas do país e do mundo tem em seu território a sua morada: Fernando de Noronha.

Ao avistar a ilha oceânica do avião, o visitante já tem o primeiro vislumbre das maravilhas que o aguardam. Ao aterrissar, para cada lado que se vira uma paisagem mais linda do que a outra. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito pode ser considerado o melhor.

Aqui, tudo é superlativo. O mergulho é considerado um dos melhores do mundo e nas praias é possível nadar com pequenos tubarões e tartarugas. Além disso, não é nada raro navegar lado a lado com os golfinhos. Basta um mergulho pelas águas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia que envolve Noronha. As praias são recortadas em meio a grandes formações rochosas e dão a impressão de terem sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e inspiração.

 

Para entender como Noronha, descoberta em 1503, continua tão preservada, é simples. Até o ano de 1982 o lugar funcionou como presídio e área militar. Somente na década de 1990 a ilha foi aberta ao turismo e, mesmo assim, com muitas restrições, uma vez que foi transformada em Parque Nacional Marinho e tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. De lembrança da época mais bélica, ficou de herança fortalezas com uma bela vista para o pôr do sol.

Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época, será uma viagem prazerosa. Os nativos dizem que Noronha tem duas estações: uma seca, de agosto a fevereiro, e uma chuvosa, de março a julho. Mas estar na época de chuvas não significa que vai chover sempre, já que nesse período há bons dias de sol.

Para quem gosta de surfar, de dezembro a março é bom, mas em janeiro e fevereiro é sensacional – com ondas tão boas que fazem a ilha ser conhecida como o Havaí brasileiro.

Acessível por avião ou navio, Noronha não é um destino barato – todos os produtos disponíveis no arquipélago vêm do continente, o que encarece praticamente tudo. A maioria das pousadas da ilha tem conforto básicos e preços altos e os pratos mais básicos dos restaurantes e as taxas ambiental e do Parque Nacional Marinho também aumentam essa conta. Mesmo assim, o aconselhado é programar a viagem para o máximo de dias para não haver arrependimentos ou programar as viagens para as estações chuvosas, menos procuradas.

Vida noturna

A noite de Fernando de Noronha em geral é tranquila, difícil encontrar alguém que queira viajar a Noronha para aproveitar as baladas, com exceção do período do réveillon, quando a vida noturna é realmente animada.

O Bar do Cachorro, por exemplo, que é famoso pelo forró e reúne tanto moradores quanto turistas. Aberto todos os dias, é o point diário da vida noturna em Noronha. Funciona também um restaurante, mas o que pega mesmo é o forró. Ao lado dele, fica a Pizzaria Muzenza, com apresentações ao vivo de reggae, também anima a discreta noite da região. O Bar do Meio que fica entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio lota especialmente no fim de tarde, pois é considerado um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol.

Em noite de lua cheia, pode ser que aconteça algum luau na ilha, mais provável na praia da Conceição.

Para casais ou quem prefere dormir cedo, a ilha oferece opções de restaurantes modernos e com comida de ótima qualidade. À quartas e sábados, o agito acontece na Pousada Zé Maria, com o Festival gastronômico, repleto de pratos diferentes.

Para quem prefere assistir uma palestra, o Projeto Tamar realiza diariamente, e a cada dia um tema diferente é abordado. As palestras ocorrem no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho.

No período de férias e festas como réveillon e carnaval ocorrem grandes eventos. Em feriados nacionais também é comum a ilha ficar mais agitada, com mais festas, e claro, com tudo mais caro.

Visite este lugar único e estupendo que é Fernando de Noronha, será inesquecível! Para checar pacotes e realizar essa viagem incrível, acesse o site do nosso patrocinador oficial Sua Viagem no Click e confira os pacotes disponíveis!

Até a próxima!

Fonte: Quanto custa viaja

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!