Receba atualizações por email



Whatsapp
Prédio

Turismo / Viagens 25 de fevereiro de 2018

Prédio do Banespa reabre mirante e 10 andares em São Paulo

Junto com o mirante, que já era aberto ao público, o novo centro cultural do prédio paulistano traz:

  • Exposições
  • Café
  • Pista de skate
  • Loft para passar a noite.

Após ficar 2 anos fechado, o prédio do Banespa, no centro de São Paulo, reabriu para o público no dia 26 de janeiro. Agora, rebatizado de Farol Santander. Reformado, o edifício torna-se um espaço de cultura e lazer e abre 11 andares para visitação. Incluindo o mirante, antes o único lugar que permitia acesso do público.

Setores

No novo projeto, o edifício se divide em 3 setores: Memória, Experiências e Exposições. Do primeiro, fazem parte o Hall do Térreo, com um lustre de 13 metros de altura e a Vista 360°, uma exposição permanente assinada por Vik Muniz, que retrata os arredores do edifício em sete painéis feitos com sucata.

Também integram o setor o Espaço Memória, em que os visitantes poderão ver um vídeo sobre a história do prédio (no 2° andar), conhecer uma agência bancária dos anos 1940 e 1950 (no 3° andar) e passear por uma réplica da sala da presidência, com retratos dos presidentes ao longo dos anos (no 5° andar) e o mirante. No 26° andar, o mirante foi todo restaurado e ganhou placas de vidro protetoras e uma unidade do Suplicy Cafés Especiais, que servirá almoços, jantares e, aos fins de semana, brunches.

Ainda mais…

O edifício também traz uma pista de skate no 21° andar. Idealizada pelo skatista Bob Burnquist, pode ser alugada por 50 reais a hora. Há também uma arena de debates no 8° andar. Comporta até 100 pessoas e receberá, todos os sábados, palestras sobre empreendedorismo e cidades.

Por fim, os andares 22 e 23 serão dedicados a exposições temporárias. Até 4 de maio, eles trarão instalações do coletivo russo Tundra e da artista Laura Vinci.

Localização

O Farol Santander fica na Rua João Brícola, 24. Pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 19h. Os ingressos, que são vendidos no local e pelo site, custam de 15 a 20 reais.

null
Venha conhecer São Paulo...
uma das maiores metrópoles do mundo!
Clique aqui

O prédio histórico

Inaugurado em 1947 para abrigar a sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), o edifício Altino Arantes, assim chamado em homenagem ao primeiro presidente do banco, tem 35 andares e 161 metros de altura. Com arquitetura inspirada pela art decó do Empire State Building, o prédio foi, até 1960, o mais alto da cidade de São Paulo.

Em 2000, o banco Santander adquiriu o Banespa, mantendo a visita ao mirante até 2015, quando o prédio foi fechado para reforma. Em 2014, o edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Visite São Paulo! Viaje!

Obrigado por acessar nosso Blog, desejamos um excelente sábado à todos!

Fonte: Viagem e Turismo Abril

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!