Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 11 de maio de 2020

Governo inicia pesquisa para ver desempenho de servidor

Começa hoje uma pesquisa para identificar o desempenho dos servidores públicos em home office

Segundo o Ministério da Economia, mais da metade do funcionalismo federal está em casa.

A partir de hoje (11/05/2020), o governo federal dará início a uma pesquisa junto aos servidores espalhados pelo país para saber como estão enfrentando o trabalho remoto durante a pandemia da covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e que poderá ter repercussão internacional com a troca de experiência com outros países, como Estados Unidos, Canadá e Israel.

O lançamento da enquete está sendo feito pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, e o objetivo do estudo será apurar dados comportamentais para comparar com pesquisas internacionais. A expectativa dos gestores é de que as pessoas participem voluntariamente do processo de avaliação, que deve se estender até o fim do mês.

“Nosso objetivo é avaliar o uso de ferramentas de trabalho remoto dos servidores neste momento em que o teletrabalho vem ganhando espaço cada vez mais acelerado devido à pandemia. A ideia é obter um panorama da administração pública e do dia a dia do servidor que está trabalhando de casa”, afirmou o secretário Wagner Lenhart, titular da SGP.

Lenhart reconheceu que o trabalho remoto, em algumas funções que não exigem o contato com a população assistida pelos serviços públicos, tende a ser uma tendência. “O esforço em gestão pública ao redor do mundo é aprimorar a prestação de serviço ao público, e uma parte desse trabalho é evoluir e obter ganho de eficiência, inclusive, por meio do trabalho remoto”.

O secretário lembrou que a transição em algumas áreas para o teletrabalho fazia parte dos processos de modernização interna e vinha ocorrendo em uma velocidade mais lenta em alguns órgãos, mas, acabou acelerando no meio da pandemia.

Conforme dados da SGP, entre 27 de abril e 1º de maio, 51% dos servidores públicos federais civis estavam trabalhando em casa e os casos confirmados de covid-19 registrados no sistema aumentaram de 317 para 487 de uma semana para outra. Esses números não incluem as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

O que disse Wagner Lenhart

“Esse programa pode ser uma oportunidade para fazermos um movimento que vem ocorrendo dentro do mercado de trabalho diante dos avanços tecnológicos e como pode ser acompanhado dentro da administração pública”, afirmou o secretário. “Temos um caminho para avançar e nem todos os órgãos poderão utilizar o trabalho remoto, mas poderemos tomar as melhores decisões e auxiliar melhor a entrega dos serviços à população”, destacou. Lenhart lembrou, ainda, que a pesquisa também buscará mapear a questão da saúde e do emocional dos servidores nesse ambiente de confinamento durante a pandemia.

De acordo com o presidente da Enap, Diogo Godinho Ramos Costa, a pesquisa faz parte de um estudo conduzido mundialmente pelo Center for Advanced Hindsight (CAH) da Duke University, nos Estados Unidos, em conjunto com a Harvard Business School e a Kayma, e é liderada por Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental norte-americano, um dos principais especialistas do mundo na área. “A ideia do estudo é analisar e trocar experiências de Estados Unidos e Israel”, destacou. Segundo ele, o estudo já possui informações também de servidores do Canadá e do Reino Unido. “A participação é voluntária e serão garantidos o anonimato e a confidencialidade das informações fornecidas”.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!