Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 10 de abril de 2015

Inflação Brasileira em Março/2015 foi a maior da América do Sul

money

Equador teve a menor inflação do continente em março: 0,41%, mas é a Bolívia que registrou a menor taxa no ano; Argentina e Venezuela também estão com preços inflacionados

O Brasil registrou, em março, a inflação mais alta comparada com a taxa dos países da América do Sul, exceção feita a Argentina, que não divulgou os dados do mês passado até esta quinta-feira (9), e da Venezuela, que só informou as estatísticas do ano passado. Em março, a inflação brasileira subiu 1,32%, segundo tabela publicada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE. No acumulado do ano, o Brasil só fica atrás do Uruguai em taxa inflacionária – o vizinho registra 4,06% frente ao 3,83% do País. No acumulado dos últimos doze meses, o Brasil também fica na segunda posição, atrás apenas da Argentina, que registrou 18% entre os meses de fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015.

O Equador teve a menor inflação da América do Sul em março: 0,41%, seguido da Bolívia, que registrou taxa de 0,49% no mês passado. No acumulado do ano, porém, os bolivianos detêm a menor taxa: 0,81%. shutterstock_199360112

Em março, o FMI divulgou que a expectativa de crescimento da América Latina (incluindo os países da América Central e do Caribe) é de de 1,3% para 2015, quase igual a 2014. O diretor do organismo para a região, Alejandro Werner, disse recentemente ao jornal espanhol El País, que a queda do preço das commodities foi determinante para o momento econômico negativo da região. “Um crescimento de 1,3% é bastante baixo. Vínhamos de níveis de 4%. É o reflexo do ajuste na América do Sul à queda do preço das commodities – minérios e produtos agropecuários – após um período de crescimento sustentado; ao efeito negativo da queda do petróleo; e ao fim do impulso reformista dos anos noventa. Esse impulso não se manteve, e seu efeito se esgota”, disse.

Motivações

A taxa de inflação do Brasil divulgada na quarta-feira também é a maior desde fevereiro de 2003, quando o IBGE registrou inflação de 1,57% no País.

De acordo com o instututo, mais da metade do índice de março é resultado dos reajustes na área de energia elétrica, cujo aumento médio de 22,08% gerou 0,71 ponto percentual de impacto na inflação do mês. “Com a entrada em vigor, a partir de 2 de março, da revisão das tarifas aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ocorreram aumentos extras, fora do reajuste anual, para cobrir custos das concessionárias com a compra de energia”, diz um trecho do relatório da instituição.

Ainda segundo o IBGE, a alta da gasolina também fortaleceu a taxa de inflação brasileira no mês: o aumento no combustível foi de 1,26%, ainda refletindo uma parte do reajuste nas alíquotas do PIS/COFINS que entrou em vigor em primeiro de fevereiro. Com isto, o litro do combustível totaliza 9,80% de aumento médio neste ano.

shutterstock_174713024

Veja a taxa de inflação dos países da América do Sul:

Bandeira-Argentina-2000px

Argentina (Datos Macro)

Mês de fevereiro*: 0,9%
Acumulado do ano: 2,01%
Acumulado dos últimos doze meses: 18%

download

 Uruguai (Instituto Nacional de Estadistica – Uruguai)

Mês de março: 0,7%
Acumulado do ano: 4,06%
Acumulado dos últimos doze meses: 7,55%

bandeira-do-brasil

 Brasil (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Mês de março: 1,32%
Acumulado do ano: 3,83%
Acumulado dos últimos doze meses: 8,12%

download (1)

 Chile (Instituto Nacional de Estadistica – Chile)

Mês de março: 0,6%
Acumulado do ano: 1,01%
Acumulado dos últimos doze meses: 4,20%

download

 Bolívia (Instituto Nacional de Estadistica – Bolívia)

Mês de março: 0,49%
Acumulado do ano: 0,81%
Acumulado dos últimos doze meses: 4,75%

bandeira-do-peru-1

 Peru (Banco Central Reserva de Peru)

Mês de março: 0,76%
Acumulado do ano: 1,24%
Acumulado dos últimos doze meses: 3,02%

maxresdefault

 Equador (Instituto Nacional de Estadística y Censos)

Mês de março: 0,41%
Acumulado do ano: 1,63%
Acumulado dos últimos doze meses: 3,76%

bandeira-da-colombia

 Colômbia (Dane)

Mês de março: 0,59%
Acumulado do ano: 2,40%
Acumulado dos últimos doze meses: 4,56%

download (1)

 Venezuela (Banco Central de Venezuela)

Mês de dezembro**: 5,3%
Acumulado de 2014: 68,5%

*A Argentina não divulgou a inflação de março até está quinta-feira (9)
** A Venezuela informou, em fevereiro, o último dado de inflação, do ano passado

o sr siape

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!