Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 20 de maio de 2021

Prova de vida já esta liberada para todos servidores aposentados, anistiados e pensionistas

Após realizar a fase piloto entre novembro de 2020 e abril de 2021, o governo liberou a prova de vida digital para 700 mil servidores anistiados, aposentados e pensionistas políticos civis da administração pública que precisam realizar o procedimento todos os anos para não perder o benefício.

Inicialmente, o teste foi realizado com 10 mil beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social e atualmente o número ultrapassa 15 mil pessoas.

O serviço agora pode ser realizado através do novo APP lançado pelo governo, sougov.br, canal que substitui a gestão de pessoas e facilita a comprovação sem o comparecimento presencial na agência bancária.

 

Confira o passo a passo de como realizar a prova digital:

 

Para que o procedimento seja realizado, se faz necessária a instalação do aplicativo no celular do beneficiário, pois a prova de vida é feita por meio de validação facial.

 

1 – Acesse o aplicativo SouGov.br e, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular”, “Pendente” ou “Em Atraso”:

2 – Após acessar essa opção Podem aparecer três situações na tela:

Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida.

Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

3 – Leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para  que você seja direcionado para o aplicativo Meu gov.br:

 

4 – Já no aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Informe o seu CPF e clique em “Avançar”, digite sua senha e clique em “Entrar”:

5 – Clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”:

 

6 – Clique em “Permitir” para que seja realizado o procedimento:

7 – Siga o tutorial ou em pular, caso já saiba como proceder:

 

8 – Realize as instruções do aplicativo para a validação facial e depois clique no botão marcado para tirar foto:

 

9 – Após a validação ter sido feita corretamente, você receberá a mensagem de sucesso da Validação Facial. Volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a nova situação da sua Prova de Vida:

Vale lembrar que Prova de Vida Digital é liberado apenas aos beneficiários que possuem biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Porém todos servidores, tendo ou não biometria cadastrada, poderão acompanhar sua situação de prova de vida, receber notificações perto do prazo para realizarem ou obter comprovante através do aplicativo sou.gov.

Os servidores que não possuírem biometria cadastrada no TSE ou no Denatran ou que não quiserem realizar a prova de vida digital, terão que comparecer no banco que recebe o benefício ou provento.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!