Receba atualizações por email



Whatsapp
Servidores! Semana repleta de novidades

Resumo da semana 21 de fevereiro de 2020

Reforma e mudança de benefício estão no resumo da semana

A reforma administrativa continua sendo o destaque desta semana, já que o texto está nas mão de Bolsonaro e o governo busca estratégia para sua aprovação.

Sem concursos até aprovação da reforma.

A reforma ainda não foi enviada ao congresso, mas o governo já esta buscando estratégias para que o texto seja aprovado no congresso. O grande boom desta semana foi o travamento de novos concursos, por tempo “indeterminado”.

Com isso o governo acredita que haverá um “estrangulamento” gradativo do funcionalismo. O número de servidores que irão se aposentar nos próximos anos irá aumentar 21% até 2024.

Deste modo a quantidade de servidores na ativa será menor, obtendo assim uma demanda de serviço superior a inicial em sua carreira. Com isso o governo prevê que os servidores acabarão cedendo a reforma administrativa.

De acordo com Paulo Uebel “É preciso ver se o concurso realmente é necessário. Caso contrário, é preciso investir na digitalização de processos e na contratação de temporários para solucionar questões pontuais”.

Bolsonaro chegou a se pronunciar afirmando que não é um travamento, pois quando houver uma real necessidade, concursos serão realizados.

Leia também…

Novas regras para formações e especialização de servidores.

Por ano são gastos em média R$ 3,5 bilhões com formações e especializações dos servidores. Contudo, até isso pode entrar na contenção de gastos se as regras não forem mudadas.

De acordo com o governo o foco inicial não será a contenção de gastos, mas as despesas devem ser otimizadas para continuar atendendo e a demanda atual.

De acordo com as informações dadas pelo governo, será criado um mapeamento de demanda e plano de ação, para garantir a continuidade do beneficio.

O foco neste momento passará para as escolas do governo, pois garantiram um controle maior sobre o beneficio. As novas regras fazem com que documentos tenham de ser apresentados para obter o beneficio e continuar com o mesmo no decorrer do tempo.

Condira o texto na integra aqui.

Reforma está nas mãos do presidente

O texto da reforma administrativa está com Bolsonaro para serem feitas as últimas analises e possíveis modificações. Este reafirmou que as novas regras não atingirão os servidores atuais e que o texto da reforma já se encontra em fase final.

“Espero que a gente mande a proposta disso aí, faltam algumas alterações ainda. Daí vira manchete: ‘Servidor perde estabilidade’. Jogar todos os servidores contra mim. Essa questão da estabilidade é daqui para frente, mas sabe como funciona a manchete dos jornais” afirmou.

O mesmo continuou dizendo: “Espero que esta semana nasça essa criança aí, que está demorando muito para nascer. Tá parecendo filhote de elefante, né? Dois anos de gestação de elefante”.

Se o texto será enviado ao congresso ainda não sabemos, pois já houve diversas modificações das datas de envio. No entanto, o que está evidente são as estratégias do governo para aprovação do texto.

Confira o texto na integra aqui.

Nova avaliação por desempenho dos servidores começa em Abril

Está prevista para Abril a aplicação de projeto-piloto cuja aplicará avaliação para os servidores que estejam na secretaria especial de desburocratização, gestão e governo digital.

Inicialmente a avaliação será aplicada aos servidores em cargos DAS 4,5 e 6 sendo estes os mais bem remunerados no funcionalismo. O projeto piloto terá uma duração de 6 meses, tendo como base metas, desempenho e competências no cargo.

Atualmente existe uma avaliação, no entanto, o governo a considera como uma mera formalidade e afirma que isso precisa mudar.

O método de avaliação será por meio de metas individuais obtendo um peso maior, sendo de 80%. As metas serão de acordo com o planejamento estratégico e entre os servidores e seu superior imediato.

Os outros 20% ficaram a cargo de alguns fatores de competências avaliados por também por seus subordinados, caso houver. Segue algumas destas competências: autodesenvolvimento, produtividade, relacionamento interpessoal, liderança, compromisso com resultados, adaptabilidade e inovação.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!