Receba atualizações por email



Whatsapp
Servidores! Semana repleta de novidades

Resumo da semana 31 de janeiro de 2020

Reforma em destaque no resumo desta semana!

De aumento da fila de servidores para se aposentar a principais exclusões de beneficios dos servidores com a aprovação da reforma. Confira!

Fila para se aposentar também no funcionalismo.

O problema de enfrentar filas para conseguir se aposentar, não é somente para quem trabalha na iniciativa privada, principalmente após a reforma previdenciária. Os servidores vêm enfrentando este mesmo problema, já que o número de solicitações de aposentadoria aumentou muito no ultimo ano (2019).

O tempo de espera para conseguir se aposentar pode chegar até um ano. A justificativa do INSS é a falta de mão de obra e mudanças nos cálculos após a reforma previdenciária.

Contudo especialistas afirmam que o volume de pedidos de aposentadoria poderia ser 50% maior, se a analise do processo fosse rápida. Independentemente de a aposentadoria ser pelo INSS ou pelo próprio órgão a demora é a mesma e a justificativa também.

 

Reforma administrativa terá mudanças a pedido do presidente

Na segunda-feira o atual presidente realizou um breve pronunciamento sobre a reforma administrativa. Contudo, este não informou com detalhes possíveis mudanças que podem ocorrer no texto base a seu pedido.

Leia também...

Seu pronunciamento ocorreu após seu discurso para autoridades e empresários durantes sua missão na Índia em busca de investimentos. O presidente manteve muita cautela ao falar sobre as reforma administrativas e tributaria.

A possibilidade de enviar as duas reformas juntas ao congresso foi mencionada, mas não confirmada até o momento. No entanto, o que podemos esperar com essa demora? A reforma essa pare ser entregue em 2019, mas a pedido do presidente ficou para este ano (2020).

 

ANASPS quer reduzir reajuste da GEAP para 4,31% através de ação judicial.

Em uma matéria anterior falamos sobre o reajuste a Geap de 12,54% em seus planos de saúde para os servidores. Contudo nesta semana a Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e Seguridade Social) entrou com uma ação judicial contar este aumento.

A associação exige que o reajuste seja modificado para apenas 4,31% conforme o índice de inflação regido pelo IPCA. O argumento principal para a ação é a falta de reajuste salariais dos servidores há muitos anos, com previsão de continuar assim pelos próximos dois anos.

O aumento que passa a valer a partir de 1º de fevereiro foi considerado pela Anasps e por muitos servidores como “penoso e escorchante”, fazendo com que se torne inviável continuar com o plano.

Com os aumentos, exorbitantes que vem ocorrendo desde 2013 a Geap já perdeu quase a metade de sua base de vidas sendo atualmente cerca de 300 mil servidores. Com a falta de reajuste e possibilidade de cobrança de alíquotas, se tornou insustentável permanecer com o plano da Geap, com este reajuste de 12,51%.

SpotifyDeezerSpreakerSoundcloud

Reforma: Promoção por tempo de serviço deixará de existir?

Nesta semana mais detalhes todo texto base da reforma administrativa foram apresentados. Sendo um deles a extinção de promoções e progressões de servidores apenas por tempo de serviço.

Com sua aprovação, a reforma administrativa mudará muitas regras no funcionalismo brasileiro. Sendo estas mudanças aplicadas em todas as esferas governamentais com exceção de alguns servidores como juízes, parlamentares e procuradores não serão atingidos pelas novas regras.

Ainda existem muitos outros benefícios que podem ser retirados dos servidores como os reajustes nos salários retroativos dos servidores. Para justificar tais ações o governo afirmou que cerca de 11 estados já ultrapassaram os 60% da receita líquida permitida pela LRF. Por este motivo mudanças precisam ocorrer com a reforma.

Mudança nas férias dos servidores e aposentadoria compulsória também vai estar presentes no texto base da reforma. Mas, e você o que pensa sobre toda esta situação em relação ao seu cargo? Queremos saber sua opinião.

Reforma: Guedes afirma que enviará os textos bases em duas semanas.

Durante um evento realizado pelo centro de liderança pública, o ministro Paulo Guedes afirmou que a reforma administrativa será enviada em até duas semanas ao congresso.

Contudo, o ministro indagou que é de responsabilidade do ministério enviar as reformas, mas quem irá ditar as regras do andamento de tudo será o próprio congresso.

Ao decorrer do evento o presidente da câmara Rodrigo Maia, chegou a afirma que a reforma administrativa é uma prioridade para o governo. Contudo, este assunto só será votado após, uma definição para reforma tributária que já vem sendo discutida.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!