Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 27 de maio de 2015

Semana de Gênero e Diversidade começa no CAC

shutterstock_184583981Começa nesta quarta-feira, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), a I Semana de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Até a próxima sexta-feira, artistas, estudantes, ativistas e pesquisadores vão participar de uma programação com mostra fotográfica, exibição de curtas, debates, seminários e oficinas.

A ação é promovida pelo Observatório de Mídia, Gênero, Democracia e Direitos Humanos, projeto realizado pelo Departamento de Comunicação (Decom). Um dos pontos altos da semana é a mostra Curta o Gênero, que originalmente vem sendo exibida pela ONG Oficina de Imagens, em Fortaleza, no Ceará. A versão pernambucana vai contar com duas sessões de 80 minutos cada, composta por diversas produções audiovisuais que valorizam a igualdade de gênero e a diversidade sexual.

Outra atração da semana vai ser o lançamento do livro “O nascimento de Joicy”, da jornalista e escritora Fabiana Moraes. A obra conta a trajetória do agricultor João Batista para transformar-se na cabeleireira e transexual Joicy, após mudar de sexo num procedimento cirúrgico pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda na programação da I Semana de Gênero e Diversidade da UFPE, três seminários temáticos acontecem sempre das 9h às 12h: logo no primeiro dia, debates sobre Gênero, Políticas Culturais e Audiovisual; no segundo dia, discussões sobre Transgeneridades e Movimento LGBT: da experiência à academia; e no terceiro dia, um painel sobre Mídia, Gênero e Movimentos de Resistência, todas no auditório Evaldo Coutinho.

Os participantes também poderão participar de duas oficinas que vão ser realizadas em salas de aula do Decom, sempre das 14h às 17h. A primeira delas, sobre “Leitura crítica da mídia”, será realizada pelo Centro de Cultura Luiz Freire amanhã (27). A segunda, intitulada “Desconstruindo (pré) conceitos: sexo, gênero, e sexualidade”, na quinta-feira (28), com a Marcha das Vadias. A terceira será sobre “Direitos reprodutivos e direitos sexuais”, com o Instituto Mangueiras, na sexta-feira (29). As inscrições das oficinas devem ser realizadas pelo email: [email protected].

O evento vai ser encerrado com uma festa animada por DJs e performances no hall do CAC, a partir das 17h. A I Semana de Gênero e Diversidade conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), Auçuba, Centro de Cultura Luiz Freire, Centro das Mulheres do Cabo, Itep, Marcha das Vadias e Secretaria Estadual da Mulher de Pernambuco.

shutterstock_167248031

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!