Receba atualizações por email



Whatsapp
o que é siape

Crédito 14 de fevereiro de 2024

Tire suas dúvidas sobre o SIAPE

O que é SIAPE?

O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) é uma plataforma administrativa, de abrangência nacional, que concentra a folha de pagamento de todos os servidores públicos.

Considerado uma das soluções mais importantes da gestão pública, o SIAPE foi criado em 1989 – mas oficializado em 1990 – e permite que o Governo Federal consulte de forma rápida os gastos realizados no setor público.

Antes da chegada da plataforma, cada órgão gerenciava suas próprias folhas de pagamento e encaminhava as informações ao Tesouro Nacional. De uns anos para cá, poucos cliques e telas reduziram a burocracia e os riscos de fraudes.

Quem são os servidores do SIAPE?

Todas as pessoas que trabalham ou trabalharam em algum órgão público federal são servidores do SIAPE. Além dos ativos e aposentados, devemos incluir no grupo os pensionistas.

Quem utiliza o SIAPE atualmente?

O sistema é acessado por servidores públicos na ativa, aposentados e por pensionistas.
Até 2017, todos os órgãos tinham acesso ao SIAPE. Após essa data, a plataforma passou a concentrar apenas os servidores ativos e inativos do Serviço Público Federal, além de pensionistas.

O SIAPE também é utilizado por instituições bancárias responsáveis pelos pagamentos e que oferecem empréstimos consignados para esses beneficiários.

Os órgãos públicos que pertencem ao Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC) deixaram de acessar o SIAPE e agora utilizam o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE), uma plataforma exclusiva para gestão de pessoal.

Como liberar e consultar o SIAPE?

Todo servidor público ativo possui um código que o relaciona a um órgão público federal. São esses sete dígitos, localizados na folha de rosto do contracheque, que correspondem à matrícula SIAPE.

No caso de pensionistas, a matrícula possui oito dígitos. E os aposentados recebem um novo número de matrícula para que possam acessar suas informações no sistema.

SIAPE e SIGEPE: qual a diferença?

Basicamente o SIAPE é uma plataforma puramente administrativa, enquanto o SIGEPE é uma plataforma de gestão de pessoal.

No Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) estão concentradas as folhas de pessoal e de
pagamento de todos os servidores públicos federais ativos e inativos, além dos pensionistas.
Já o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE) é destinado ao acesso de informações relacionadas a recursos humanos, abrangendo todo o ciclo de vida funcional do servidor ou pensionista.
Pelo sistema é possível consultar diferentes processos, como recrutamento e seleção, estruturação da força de trabalho, folha de pagamento, gerenciamento funcional, saúde do servidor, gestão de desempenho, desenvolvimento profissional, aposentadoria e desligamento.
Além do acesso pelo desktop, o SIAPE pode ser acessado pelos dispositivos móveis. Basta baixar o aplicativo SouGov.br, disponível para Android e iOS. Por lá, servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas podem acessar mais de 20 serviços, entre eles alteração de dados pessoais, autorização de empréstimo consignado, comprovante de rendimentos e prova de vida.

Como contratar empréstimo consignado pelo SIAPE?

O empréstimo consignado é uma modalidade na qual o banco disponibiliza uma determinada quantia para o cliente pagar em parcelas mensais. Os valores são descontados diretamente na folha de pagamento de forma automática.

É uma transação que envolve o cliente físico, a instituição pagadora (onde o servidor público trabalha) e o banco.

Servidores públicos, aposentados e pensionistas do SIAPE têm direito a usufruir desse tipo de empréstimo. Os requisitos são os seguintes:

  • Ter no mínimo 18 anos e no máximo 80;
  • Possuir margem consignável disponível;
  • Trabalhar em um órgão que tenha convênio com a instituição bancária de interesse.

Para solicitar o empréstimo consignado, o servidor público deve primeiro autorizar a transação pela plataforma do SIAPE ou pelo aplicativo SouGov.br. Somente depois pode procurar o banco para iniciar a negociação de valor desejado, taxa de juros e número de parcelas a serem pagas.
Além do empréstimo, o servidor público pode destinar até 5% do valor solicitado para contratar um cartão consignado de benefício. Para os aposentados o cartão pode oferecer descontos em estabelecimentos credenciados, saques e outros serviços.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!