Receba atualizações por email



Whatsapp
Degustar

Turismo / Viagens 8 de março de 2018

Enoturismo: 3 destinos na América do Sul para degustar vinhos

3 destinos ideiais para degustar bons vinhos

Embora as mais antigas evidências da produção de vinho estejam localizadas na Geórgia, país do oriente europeu, essa tradição milenar (que data de 7000 a.C.) também encontrou espaço na América do Sul. Tanto que a Argentina, o Chile e o Brasil ocupam lugar no ranking dos 10 maiores exportadores da bebida ao redor do mundo. E, sendo assim, não é de surpreender que os hermanos engarrafem ótimos produtos. Degustar estes vinhos, é algo realmente espetacular!

Confira, neste post, 5 destinos para degustar vinhos em terras sul-americanas. Listamos as principais características das regiões, os passeios pelas vinícolas e, ainda, os rótulos que devem ser degustados:

Argentina

Degustar

Cafayate

Começamos o nosso roteiro com uma região que foge do óbvio: Cafayate. Esse departamento da província de Salta, no noroeste da Argentina, têm uma grande produção de vinho branco seco e frutado, características herdadas da uva torrontés.

Passeio sugerido

Vasija Secreta é a 1ª bodega de Cafayate e tem mais de 100 hectares de vinhedos, com uma bela vista para as montanhas. A visita e a degustação são gratuitas e não é necessário agendar horário.

Mendoza

Um dos destinos prediletos dos amantes de vinho, a cidade de Mendoza é responsável pela maior parte da produção da bebida em solo sul-americano: são 1,2 mil vinícolas que produzem 10 milhões de hectolitros por ano. Se você decidir conhecer esse lugar, experimente os clássicos malbec, além de chardonnay, tempranillo e cabernet sauvignon.

Passeio sugerido

A bodega López tem visita e degustação gratuitas. Não é necessário agendar horário para conhecer as dependências do lugar, onde se conhece o passo a passo do processo de produção do vinho.

Chile

Degustar

Valle de Colchagua

Há trens da Ruta del Vino que partem da capital chilena, Santiago, e que chegam até a região cuja principal atração são as vinícolas. No Valle de Colchagua, os passeios pelos parreirais são guiados e incluem degustação de rótulos. Se você quiser, pode almoçar no restaurante de algumas bodegas enquanto experimenta alguns vinhos de uvas cultivadas por ali.

Passeio sugerido

A bodega Santa Cruz funciona em um parque temático e, por isso, oferece várias opções de entretenimento. A visita organizada pela Ruta del Vino dá direito a percorrer os vinhedos e as instalações da propriedade e degustar vinhos premium.

Valle del Maipo

O Valle del Maipo é uma referência quando o assunto se trata da produção de vinho chilena. Isso porque, além da qualidade das uvas cabernet, a região abriga a sede das vinícolas mais antigas do país (algumas caves datam do século XIX). Sendo assim, as visitas costumam relembrar a história de cada produtor.

Passeio sugerido

A bodega chilena mais famosa é a Concha y Toro. Por isso, ela também é muito procurada por turistas. Reserve um pouco de dinheiro e agende um horário para conhecer o jardim com variedades de uvas e aprender de onde vem o vinho dessa vinícola tão célebre.

Uruguai

Montevidéu

Pouco associados à produção de vinho, os entornos da capital do Uruguai vêm sendo descobertos por muitos turistas que decidem se arriscar. A tannat, variedade de uva mais famosa do país, tem teor alcoólico que varia entre o moderado e o alto e resulta em deliciosas bebidas que vão bem com carnes preparadas em churrasco.

Passeio sugerido

A 15 quilômetros de Montevidéu, a bodega Bouza é a mais bem-estruturada para receber visitantes. A visita é paga e, além dos vinhedos, é possível conhecer o restaurante e a coleção de carros antigos do local.

Você gostou deste post sobre destinos para degustar vinhos?

Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a planejarem uma deliciosa viagem!

Agradecemos o acesso ao nosso Blog e desejamos a todos uma ótima quinta-feira! Boa viagem 🙂

Fonte: Blog Ben Vino

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!