Receba atualizações por email



Whatsapp
paraitinga

Turismo / Viagens 8 de janeiro de 2018

Especial de carnaval – São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga – Carnaval de rua

O carnaval é uma das datas mais esperadas do ano por grande parte dos brasileiros (e dos gringos também, claro), que através dos diversos ritmos pelo Brasil afora, embarcam na folia. Aos amantes das quase extintas marchinhas de carnaval, São Luiz do Paraitinga é um reduto nos quatro dias de festa e tudo acontece ao redor da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Vale lembrar que as marchinhas de São Luiz do Paraitinga são próprias, por lá, não rola “Olha a cabeleira do Zezé” e sim muita cultura e identidade regional. A cidade de pouco mais de 11 mil habitantes fica pequena para tantos foliões nos quatro dias de folia, e que fazem questão de se vestir à caráter, com roupas e acessórios feitos de “chita” e remenda de retalhos . As marchinhas ficam famosas com suas rimas curtas e criativas, composta pelos próprios moradores da cidade (180 mil em 2014).

 

Bloco Pai do Troço

Paraitinga

Para quem busca irreverência, o bloco Pai do Troço (sai geralmente às segundas-feiras) é com certeza uma excelente opção. O bloco surgiu há mais de 30 anos em forma de crítica política. Na época, o prefeito exercia o mandato de maneira insatisfatória na visão da população.

Aqui, não precisa se preocupar com a fantasia. Passe pela despensa e pegue um rolo de papel higiênico, enrole pelo corpo e pronto! Você está perfeito para subir e descer as ruas da cidade ao som do bloco.

 

Bloco do Juca Teles

Paraitinga

O mais tradicional e conhecido bloco de São Luiz do Paraitinga é uma homenagem ao motorista Benedito Campos, mais conhecido como Juca Teles. Todos os anos o público sai da praça central e percorre a pequena cidade ao som da marchinha que é chiclete para as mais de trinta mil pessoas que costumam acompanhar a folia atrás do trio.

 

Bloco da Maricota

Marchinhas e blocos arrastam multidões para São Luiz do Paraitinga.

Prestes a completar 28 anos no carnaval de São Luiz, o bloco da Maricota e sua inconfundível “É a Maricota com a direita – é a Maricota com a canhota” arrasta uma multidão todos os anos pelo trajeto de aproximadamente 600 metros, mas se engana quem pensa que o trajeto é curto, a diversão rola por mais de uma hora seguida de marchinha. Fantasia? Aqui vale tudo, e a cada ano o público surpreende, com críticas políticas, personagens de desenho animado, memes e filmes do ano, é só soltar a criatividade e se preparar para as fotos.

 

Banda Estrambelhados

Paraitinga

A Banda Estrambelhados, fundada há doze anos tem uma missão: renovar a tradição do carnaval de São Luiz do Paraitinga, sem abrir mão da identidade carnavalesca, que a população tanto luta para manter viva. O figurino da banda inspira os foliões, que capricham nas roupas feitas com tecidos floridos. Faça chuva, faça sol, lá está uma multidão. Vale lembrar que o empurra-empurra faz parte da festa, e os camarotes não existem por lá. Nesses blocos não são exigidos abadás para acompanhar as bandas e blocos.

Diversão! Sem violência e com muita tradição! Essas são as marcas registradas desta pequena cidade que recebe os turistas foliões com tanto carinho em fevereiro. Prepare sua roupa, sem muitos esmeros, e caia na festa com a gente. Uma coisa é certa: quem conhece o carnaval de São Luiz do Paraitinga não quer mais saber de outro!

Acesse Sua Viagem no Click e garanta sua hospedagem neste carnaval único e sensacional!

Desejamos uma excelente semana à todos! Boa viagem!!!

Fonte: Viajante brasileiro

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!