Receba atualizações por email



Whatsapp
Surfe

Turismo / Viagens 31 de março de 2018

Aurora Boreal e neve: conheça a escola de surfe mais ao norte do planeta

A Unstad Surf School, em Lofoten, na Noruega, está aberta desde 2003, mas a região foi desbravada em 1963 pelos primeiros surfistas do país: Thor Frantzen e Hans Egil Krane.

Paraíso clássico, porém gelado

Quando se pensa em uma surfe trip ideal, a imaginação logo viaja em busca das ondas perfeitas, das praias paradisíacas e provavelmente do sol quente para aproveitar ao máximo a viagem, seja ela de free surf ou não. Na Unstad Bay não falta beleza, os tubos quebram em sequência, mas o local, cada vez mais procurado por surfistas do mundo inteiro, inclusive os profissionais, foge bastante dessa idealização. Localizada na região ártica da Noruega, no extremo norte do globo terrestre, a baía é casa de uma escola de surfe que desde 2003 desbrava temperaturas negativas para proporcionar aventuras e dropes em uma onda que é para poucos.

Surfe

Escola tem pacotes para iniciantes e outras atividades para quem se arriscar por lá

A vila, é bem verdade, conhece o surfe desde 1963. A história conta que Thor Frantzen e Hans Egil Krane foram provavelmente os primeiros surfistas da Noruega. Eles trabalhavam a bordo de navios e rodavam o mundo. Certa vez em Sydney, viram os locais surfando e resolveram aprender. Na volta para casa, tiveram que fazer as próprias pranchas e descobriram a região de Unstad. Bem mais tarde, na década de 90, a onda voltou a ser desbravada e em 2016 recebeu a visita do maior nome que já surfou lá: o tricampeão mundial Mick Fanning.

Surfe

O tri campeão do mundo Mick Fanning em ação

“Surfamos em qualquer temperatura sem qualquer problema. O mar é de uma qualidade impressionante e a água tem temperatura entre 13ºC e -6ºC no inverno”

A escola

Surfe

A escola de surfe de Unstad, a mais ao norte no mundo, surgiu em 2003, quando Thor Frantzen, o precursor da área, resolveu se mudar para lá de vez. O local reúne clínicas para iniciantes, aliada a uma série de programações que envolvem escalada, pesca, rampas de skate, snowboard, esqui e a incrível oportunidade, se você tiver sorte, de acompanhar de perto uma das experiências mais fantásticas do planeta, a Aurora Boreal.

null

Vamos conhecer o mundo juntos?

acesse nosso site
Clique aqui

“Tentar surfar e capturar as imagens que fizemos foi mais difícil do que imaginamos, mas eu fiquei honrado em poder ter apenas o oceano e eu e poder acompanhar aquelas luzes dançando no céu”, disse Mick Fanning sobre a experiência

A escola funciona normalmente durante o Verão, entre os meses de junho e agosto. No restante do ano também fica aberta, mas a programação é feita sob demanda para os mais corajosos e dispostos a encarar temperaturas negativas, apesar de Marion Frantzen, esposa de Thor, garantir que poucos requisitos especiais são necessários para surfar lá.

Surfe

Onda é procurada por surfistas do mundo inteiro

“Não há dificuldade alguma ou restrição. Usamos apenas roupas adequadas. No Verão, temos temperaturas entre 2ºC e 15ºC. Tom Caroll e Mick Fanning surfaram aqui e somos visitados por surfistas profissionais sempre”

Iluminação natural

Outra particularidade do local é a possibilidade de surfar o quanto você quiser durante o verão. Não entendeu? É que em uma época do ano, o arquipélago de Lofoten, onde fica a Unstad Bay, vive situação peculiar do restante do mundo: luz ininterrupta.

Surfe

Temperaturas vão abaixo de zero durante o inverno rigoroso

“Além da Aurora Boreal durante o Inverno, no verão, por quase quatro meses, temos sol à meia-noite. Não temos nenhum período de noite e são 24 horas de luz”

Incrível! Não há limites para a prática do surf, nem para a diversão! Especialmente para conhecer novos lugares e culturas!

Desejamos um excelente sábado à todos! Obrigado pelo acesso ao nosso Blog!

Fonte: Globo Esporte

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!