Turismo / Viagens 3 de abril de 2018
A verdade é que quem experimenta viajar assim uma vez, se apaixona para sempre! Se você ainda está na dúvida, confira uma lista de 6 países onde viajar de trem é uma experiência maravilhosa!
Na Itália é quase indispensável experimentar a viagem de trem. Além das paisagens estonteantes, seus trens de alta velocidade são muito famosos. Você viaja rapidamente e com muito conforto tanto pela Trenitalia, companhia ferroviária tradicional, quanto pela Italo, também conhecida como “trem da Ferrari”, mais nova e moderna.
Os trens de alta velocidade da Italo conectam dez cidades: Roma, Turim, Milão, Veneza, Pádua, Reggio Emilia, Bolonha, Florença, Nápoles e Salerno. Os da Trenitalia ligam Turim a Salerno e também passam por Milão, Florença, Roma e Nápoles (Frecciarossa); Roma, Veneza, Verona, Bolzano, Bari, Lecce, Lamezia Terme e Reggio Calabria (Frecciargento); Milão, Veneza, Udine, Trieste, Genova, Roma, Bari e Lecce (Frecciabianca).
Na Itália são tantos os belos lugares a se visitar que é até difícil escolher os principais. Na Toscana são os imperdíveis bosques de oliveiras, em Florença são os inúmeros locais respirando arte, em Veneza são os românticos canais. A lista segue, infinita. Se você tiver a oportunidade de passar por Nápoles, não deixe de provar uma maravilhosa pizza, já que a cidade é a capital dessa iguaria tão amada pelos brasileiros e pelos italianos. Roma, a capital oficial, e Milão, a capital da moda, dispensam apresentações. Aliás se você esta pensando em ir de Roma para Milão, certamente o trem será a melhor opção.
O passe de trem italiano é o Eurail Italy Pass, e com ele você viaja ilimitado por toda a rede de trens nacionais do país, com segurança e facilidade. Há descontos para crianças e para grupos de duas a cinco pessoas viajando juntas.
A Noruega é um país interessantíssimo e por vezes deixado de lado nos roteiros turísticos, o que é um pecado, principalmente para os amantes das viagens de trem na Europa. Sua linha ferroviária, a NSB, conta com linhas modernas, que vão de Kristiansand até Bodø, acima do Círculo Ártico.
As paisagens são de tirar o fôlego, com seus fiordes, lagos e áreas montanhosas. Um roteiro bastante conhecido é Stavanger – Bergen – Myrdal/Flåm – Oslo – Trondheim. Se tiver oportunidade, não deixe de conhecer a ferrovia mais íngreme do mundo, a Ferrovia de Flåm.
Na gastronomia, as carnes de rena e de alce são muito apreciadas pelos locais, além dos pratos típicos smalahove (cabeça de carneiro defumada) e raksfisk (trufa fermentada).
Outras ferrovias imperdíveis são a Rauma, onde foram gravadas cenas de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, e a Nordland, de onde há a possibilidade de ver o famoso sol da meia-noite e as inacreditáveis luzes da aurora boreal. Você nem imaginava que tinha tanta coisa bacana para conhecer na Noruega, não é?
Com o Norway Pass, além de viagens ilimitadas dentro do país, você ganha descontos em hotéis, museus e viagens de ferry. É uma maneira despreocupada e divertida de conhecer a Noruega!
A Alemanha é outro destino muito procurado, e com razão! É um país com passeios para todos os gostos e tipos de viajantes, com uma culinária e uma cultura ricas e cativantes. Desde quem procura muita festa na Oktoberfest de Munique ou um pouco de magia no Castelo de Neuschwanstein, ninguém sai decepcionado da Alemanha. E por favor, não se esqueça de provar o autêntico Apfelstrudel!
É muito fácil explorar Munique, Berlim, Frankfurt e todas as belas cidades alemãs de trem. Com o passe de trem na Alemanha, German Rail Pass, você pode fazer viagens ilimitadas por um período de 5 a 15 dias consecutivos ou se preferir utilizar de 3 a 10 dias durante o período de 30 dias a contar da primeira viagem. Tudo isto por um preço fixo.
O ICE (Intercity Express), é o trem de alta velocidade mais popular da Alemanha, podendo chegar a impressionante velocidade de 300 km/h. Conforto e modernidade certamente são componentes indispensáveis deste trem. Viaje de trem pela Alemanha e desfrute desta experiência única e prazerosa!
Se você está planejando sua primeira viagem à Europa, provavelmente pretende incluir a França em seu roteiro, afinal esse país icônico tem muito a se explorar! Todos deveriam ir à França pelo menos uma vez na vida, o destino turístico mais popular do mundo.
Você pode preferir o glamour de Paris, o prestígio da Riviera Francesa ou talvez a sofisticação da Côte D’Azur. Não importa os lugares de sua preferência, reserve um tempo para parar e provar com calma um bom vinho e a renomada culinária francesa.
Ao optar pelo trem na França, você poderá ir a bordo do TGV Lyria, um moderno trem que viaja de Paris à Suíça pela linha norte, e da costa mediterrânea da França (Nice, Marselha e Montpellier) para Genebra pela linha sul. Além dele há, entre outros, o Thalys, que conecta Paris a Amsterdã, Bruxelas e Colônia, e o Eurostar, que conecta Paris a Londres, e Lille a Bruxelas.
O passe de trem francês é o France Rail Pass, que oferece viagens ilimitadas na rede de trens nacionais, sem necessidade de marcar horário para embarque, além dos descontos para crianças e grupos de 2 a 5 pessoas viajando juntas. Além disso, você pode conseguir descontos em hotéis e ingressos de museus. Você viaja com liberdade e ainda economiza para gastar mais em boas compras. Boa troca, não?
A Áustria é um país muito elegante, principalmente Viena e Salzburgo, e conhece-lo a bordo de um trem trará ainda mais charme para sua experiência. São diversos trens diurnos e noturnos que irão facilitar bastante a logística de suas férias.
Uma rota de trem bastante popular no país é: Viena – Graz – Salzburgo – Innsbruck. Com esse roteiro é possível conhecer as cidades mais importantes em pouco tempo. Quem é fã de “A Noviça Rebelde” não pode perder o tour em Salzburgo, que percorre os locais mostrados no filme. Para quem curte esportes de inverno, duas cidades imperdíveis são Hinterglemm e Saalbach.
O passe de trem da Áustria é o Eurail Austria Pass e, assim como o passe italiano, oferece descontos para crianças e para grupos de duas a cinco pessoas viajando juntas. Sem dúvida uma ótima maneira para conhecer esse esplendoroso país!
A Suíça é conhecida por suas belíssimas paisagens. Agora, imagine poder sentar confortavelmente e simplesmente apreciar essas paisagens pela janela? Isso só é possível ao viajar de trem.
Viajando de trem na Suíça você verá todo tipo de paisagem, como geleiras, bosques, lagos e montanhas. Cada cidade ou região tem suas peculiaridades: por exemplo, na capital Berna você não pode deixar de conhecer a histórica Torre do Relógio; em Zurique, o destaque é a vida noturna; em Valais são as geleiras. E há muito mais a se conhecer nesse país tão bonito e incrível!
E, independente das cidades que escolher visitar, experimente pelo menos uma vez uma deliciosa fondue, prato típico suíço e irresistível! Na hora das compras não se esqueça de levar muitos chocolates! Afinal, os chocolates suíços são considerados os melhores do mundo. Perfeitos para presentear ou saborear durante a viagem mesmo.
Todas as cidades suíças são atendidas pela excelente rede ferroviária do país. A maneira mais fácil de aproveitar essas facilidades é adquirindo um passe de trem, o Swiss Pass, que permite viagens ilimitadas pelo Swiss Travel System, que engloba não somente os trens, mas também os barcos, ônibus e bondes, por períodos variando entre três dias e um mês. Tudo para você se deslocar com tranquilidade e zero preocupação!
Viajar de trem é uma aventura incrível! Ainda mais na Europa, não é mesmo?
Desejamos um excelente dia à todos! Boa viagem 🙂
Fonte: Melhores destinos