Receba atualizações por email



Whatsapp

Turismo / Viagens 4 de maio de 2018

8 motivos para conhecer Turim, a capital do Piemonte

Fora as belas praças e os cafés elegantes, Turim preserva construções da época que foi capital da Itália.

Apesar de ser a quarta maior cidade do país, Turim (ou Torino, em italiano) está longe de estar entre as mais procuradas pelos turistas brasileiros. Geralmente, ela é associada como a casa do time Juventus e a sede da Fiat, mas não chega a entrar nos roteiros dos viajantes. Fato curioso considerando que essa foi a primeira capital da Itália após a sua reunificação, no século 19. A cidade guarda verdadeiros tesouros históricos. Veja alguns (bons) motivos para visitá-la:

Localização

Aos pés dos Alpes e às margens do Rio Pó, Turim fica a 145 quilômetros de Milão. Como essa distância pode ser vencida em duas horas de carro ou em uma hora de trem, é fácil combinar a estadia milanesa com um bate-e-volta até a cidade. Chegando lá, é possível conhecer quase tudo a pé, já que as principais atrações ficam bem próximas uma das outras.

Construções históricas

Uma das mais importantes famílias nobres italianas foi a Casa de Savoia, que chegou a controlar o Reino da Sicília, o Reino da Sardenha e, posteriormente, o próprio Reino da Itália. Em 1562, eles estabeleceram Turim como a capital de seu Ducado e a partir daí a cidade ganhou uma série de palacetes luxuosos. É o caso do Palazzo Reale di Torino, o Palazzo Carignano e o Palazzo Madama, que até hoje conferem elegância à cidade. Isso sem falar dos pórticos, que cobrem nada menos que 18 quilômetros de suas calçadas.

Santo Sudario

O sudário nada mais é do que um pano de linho que teria sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação: manchas de sangue e marcas que acompanham os traços de um rosto atestariam isso. Há muitas polêmicas envolvendo a autenticidade dessa relíquia, mas o fato é que ela está guardada na Capela do Santo Sudario, dentro do Duomo di Torino. O que se vê durante a visita é na verdade uma réplica do tecido, já que o original só pode ser exibido de acordo com a vontade da Igreja Católica. Ainda assim, vale a pena conhecer o templo, primeiro exemplo de arquitetura renascentista da cidade.

Museo Egizio

Turim

Quem diria que uma das principais coleções de artefatos egípcios do mundo fica na Itália? Por mais incrível que pareça, o Museu Egípcio de Turim só perde para o Museu do Cairo em importância. Com quase 200 anos de existência, ele guarda 6 500 peças dessa antiga civilização. De estátuas de deuses a sarcófagos, passando por vasos e manuscritos em papiro. Realmente impressionante!

Museo Nazionale del Cinema

Um vestido usado por Marilyn Monroe está entre as peças do acervo, considerado uma dos mais preciosos do mundo nessa temática. Há fotos, materiais publicitários, rolos de filme, livros, aparelhos e móveis que acompanham a trajetória cinema não só italiano como mundial. Como se não bastasse, o museu fica dentro do monumento-símbolo de Turim, o Mole Antonelliana. Com uma torre de 167 metros de altura, o prédio estava sendo construído como uma suntuosa sinagoga até a obra se tornar cara demais e a responsabilidade de finalizá-la cair nas mãos da prefeitura.

Museo dell’Automobile

Turim

A cidade da Fiat guarda também um museu dedicado a mostrar a evolução do carro. Não é preciso ser uma apaixonado pelo universo automobilístico. Ficará maravilhado diante dos primeiros modelos e cobiçar os mais novos.

Parco del Valentino

Turim

O fato de Turim ser dona de três importantíssimos museus não significa que você passará a maior parte do seu tempo em espaços fechados. A cidade também é ótima para estar ao ar livre, seja em suas grandiosas praças cercadas de cafés elegantes ou às margens do Rio Pó, onde os moradores locais costumam fazer picnics. Mas nesse quesito o grande destaque é mesmo o Parco del Valentino, que guarda um burgo medieval de mentirinha que reproduz como se vivia no Piemonte durante o século 13.

Doces

Turim

Para fazer render mais o caro cacau, alguém teve a brilhante ideia de misturar o chocolate com um pouco de creme de avelã. O que antes era economia se tornou a gianduia, deliciosa especialidade do Piemonte que pode ser provada por toda Turim na forma de sorvetes e bombons. E se é para falar de doces, não deixe de provar o Bicerin, típica bebida local que leva café, chocolate e creme de leite. Uma curiosidade é que Turim foi o local de nascimento da rede Eataly. Hoje, com unidades na Via Nizza e na Via Giuseppe Luigi Lagrange.

Realmente encantadora, não é mesmo? São muitas opções para passear! Ótimas para todos os públicos, inclusive.

Independente do viajante estar sozinho, acompanhado ou mesmo se for uma família! Pitoresca e recheada de passeios encantadores, Turim é um destino especial! Conheça mais sobre a pacata cidade, capital do Piemonte.

Conheça a Itália de perto! Visite Turim!

 

Aproveitamos a grande audiência do nosso Blog para ajudar as vítimas do desabamento em São Paulo. O ocorrido deixou muitas famílias desabrigadas e sem pertences. 

Para ajudar os moradores do Edifício Wilton Paes de Almeida:

Sede da Cruz Vermelha 

Avenida Moreira Guimarães, 299 – Indianópolis

Abrigo Pedroso

Rua Pedroso, 111 – Bela Vista

Aos próprios desabrigados

Largo do Paissandu

 

Desejamos um excelente final de semana à todos!

Boa viagem, amigos! 🙂

 

Fonte: Viagem e Turismo Abril

[popuppress id=”7238″]

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!