Receba atualizações por email



Whatsapp
Trabalho

Turismo / Viagens 16 de abril de 2018

1 de Maio: 10 destinos imperdíveis para o feriado do Dia do Trabalho

[responsivevoice_button voice=’Brazilian Portuguese Female’]

Dia do trabalho sem trabalho

Feriado que cai na terça-feira é aquele dilema: será que vai dar feriadão? Em 2018, um bom exemplo é o feriado de 1 de Maio, que pode gerar quatro dias de folga. Por consequência, a chance de viajar e conhecer um lugar novo e incrível! O dia do trabalho é de folga, na verdade! Vamos viajar!

Assim, para quem estiver programando uma viagem entre 28 de abril a 10 de maio de 2018, listamos a seguir sugestões de dez destinos no Brasil e na América do Sul para curtir a folga do Dia do Trabalho.

Chapada Diamantina, Bahia

Trabalho

Quem quer aventura e natureza para curtir o feriado de 1 de Maio, não precisa pensar duas vezes: o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, é garantia de agradar e surpreender até os mais exigentes.

O parque é considerado a meca do trekking. Com uma infinidade de roteiros e opções de trilhas e caminhadas, a Chapada Diamantina vai recompensar qualquer esforço com paisagens estonteantes, que incluem morros, cachoeiras, platôs, grutas, vales e cânions. Sem falar no charme e hospitalidade das cidadezinhas da região, sendo Lençóis a principal delas.

Ouro Preto, Minas Gerais

Trabalho

Dentre as cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto é sempre destaque. É como ter uma aula de história ao ar livre. Fundada no final do século 17, a cidade chegou a ser capital do Brasil no auge do ciclo do ouro. Foi o primeiro local considerado Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil pela UNESCO.

Do passado próspero ficaram as inúmeras igrejas, pontes e fontes, além das muitas obras de Aleijadinho, o maior dos artistas coloniais brasileiros. Não deixe de passear pelas (muitas) ladeiras de Ouro Preto, mas sem cansar demais, afinal a vida noturna por lá também é agitada, com muitos bares e festas nas repúblicas universitárias.

Mendoza, Argentina

Trabalho

Vinho, vinho e mais vinho no dia do trabalho! Aproveite o feriadão para rumar em direção a terras argentinas, mais precisamente Mendoza, autointitulada a “Terra do Sol e do Bom Vinho”. Trata-se do maior centro viticultor da América do Sul, com nada menos que 1.200 vinícolas, que produzem os tipos de uvas e vinhos preferidos de todo mundo:

Cabernet Sauvignon, Malbec, Chardonnay, Tempranillo etc.

Além dos atrativos enólogos (e gastronômicos), há ótimas opções de aventura por lá. Localizada no oeste da Argentina, nas bordas da Cordilheira dos Andes, a dica é se aventurar pelo Cerro Aconcágua, a maior montanha do planeta fora da Ásia, com 6.962 metros de altura!

Jericoacoara, Ceará

Trabalho

A cerca de 300km da capital Fortaleza, o pequeno município de Jijoca de Jericoacoara sedia uma das praias de maior beleza e fama do Brasil. Jericoacoara é, para muitos, o paraíso natural perfeito. Tanta badalação, porém, não tirou o charme dessa antiga vila de pescadores repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.

Aliás, as lagoas são os atrativos naturais mais populares, com águas limpinhas em tons de verde e azul claros, onde redes e cadeiras dentro da água são um convite para relaxar sem ter que prestar atenção no relógio. Os fãs de adrenalina podem aproveitar ainda as ótimas condições para prática de kitesurf.

Rio de Janeiro

Trabalho

Qualquer época é ideal para visitar o Rio de Janeiro, mas quando há um feriado prolongado, melhor ainda! A Cidade Maravilhosa é o cartão-postal do Brasil e se orgulha disso. Para onde se olha, tem ponto turístico conhecido internacionalmente: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana e por aí vai.

Com uma paisagem natural única que alia mar e montanha lado a lado, o Rio ostenta nada menos 30 quilômetros de orla e praias para todos os gostos – seja para caminhar, pedalar, correr, jogar futevôlei ou apenas observar o movimento de gente bonita o tempo todo. Sem falar, claro, nas infinitas opções de cultura e toda a boemia da noite carioca.

Casapueblo, Uruguai

Trabalho

Em Punta Ballena, a meros 20 minutos de Punta del Este, fica a cidade-escultura conhecida como Casapueblo. Trata-se da antiga casa de verão do arquiteto e artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, que transformou o local num misto de museu, galeria de arte e hotel. Impossível não se encantar com suas belas formas inspiradas nas casas da ilha de Santorini, na Grécia.

Para quem quiser ficar no hotel-clube oficial, basta subir as enormes escadas sem corrimão, e aproveitar o badalado restaurante Las Terrazas, que conta uma linda vista panorâmica da região. Mas se o orçamento estiver mais contido, vale o passeio de um dia e depois voltar para Punta del Este.

Maceió, Alagoas

Trabalho

Em se tratando do feriado Dia do Trabalhador, nada melhor do que honrar a data e escolher um lugar para descansar por completo e lindo para onde quer que se olhe. Que tal então seguir em direção ao “Caribe brasileiro”? A alcunha dada a Maceió é plenamente justificada já na primeira visita, com seu cenário natural paradisíaco, ótima infraestrutura e calor o ano todo.

São 40 quilômetros de praias de Maceió, areias douradas, águas límpidas, coqueirais e piscinas naturais protegidas por barreiras de corais. Dentre os programas imperdíveis por lá, estão passeios de jangada em Pajuçara para observar os peixes entre águas cristalinas, e uma passagem pela famosa praia da Gunga, com suas águas coloridas e coqueiros verdejantes.

Belém, Pará

Trabalho

Belém já não é mais apenas a porta de entrada para a Amazônia, como um dia foi. A capital paraense figura na lista de lugares mais bacanas para conhecer no Brasil. Especialmente para quem quer apreciar a rica e diversificada natureza do Norte. O clima é, sim, quente, mas as ruas arborizadas, parques e bosques ajudam a dar um refresco.

Os atrativos vão das suntuosas igrejas como a Basílica de Nazaré e a Catedral da Sé, ao recente espaço cultural, gastronômico e de compras da Estação das Docas, às margens da baía do Guajará. Sem falar no Mercado Ver-o-Peso, ponto de encontro e melhor lugar para apreciar os sabores e aromas regionais – claro que não pode faltar o pato no tucupi!

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Trabalho

Se praia não for opção obrigatória para passar o feriado Dia do Trabalho, porque não escolher uma das capitais brasileiras onde a cultura é soberana? Porto Alegre orgulha-se, com razão, de suas opções culturais – a Casa de Cultura Mário Quintana e o Memorial do Rio Grande do Sul são ótimos exemplos. E à beira do no Rio Guaíba, a Usina do Gasômetro e a Fundação Iberê Camargo dominam a paisagem.

Há ainda muitas e belas áreas verdes (Parque da Redenção, Parcão), uma vida noturna bem agitada e variada e ótimas opções de gastronomia – incluindo o Mercado Público, onde pode-se provar vários tipos de churrasco e chimarrão.

Parque Estadual da Pedra Azul, Espírito Santo

Trabalho

No município de Domingos Martins, fica um dos mais belos parques estaduais do Brasil: a Pedra Azul. A reserva de 1.240 hectares oferece trilhas que levam a cachoeiras e piscinas naturais. Além de possuir flora e fauna riquíssimas (macaco-prego, jaguatirica, onça pintada etc.). Lá é possível fazer trilhas de variados níveis de dificuldade para contemplar as áreas de Mata Atlântica.

Os mais aventureiros podem tentar escalar o pico de mesmo nome, que tem quase dois mil metros de altura. Lembrando que as visitas são feitas somente com o acompanhamento de guias locais e é preciso agendar com antecedência.

Agora é só arrumar as malas, certo? Com essas dicas, o feriado do dia do trabalho será demais, não é mesmo?

Desejamos um excelente dia à todos!

Boa viagem 🙂

Fonte: Mundi

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!