Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 13 de maio de 2015

Paralisação dos Institutos Federais de Ensino Superior nesta quinta-feira (14/05/2015)

shutterstock_173932688

BSPF     –     13/05/2015

Nesta quinta-feira, Servidores Públicos Federais de todo o país realizam um ato nacional em Brasília. Pela manhã, representantes de diversas entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais vão se reunir em frente ao Ministério do Planejamento (MPOG), onde estará acontecendo uma reunião com representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT). O objetivo é pressionar por avanços negociação efetiva da Campanha Salarial 2015.

A data vai ser marcada pelo Dia Nacional de Paralisação dos Docentes nos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES), com assembleias, panfletagens e manifestações locais. A paralisação nacional foi definida na reunião do Setor das IFES realizada no final de abril, para destacar as pautas específicas da categoria como a defesa da carreira docente, dos direitos de aposentadoria e contra os cortes de verbas na educação pública.

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a adesão à paralisação será decidida na própria quinta-feira. Uma assembleia com os professores está marcada para o dia e vai definir se a UFPE vai ou não paralisar na quinta-feira e também se vai acompanhar o calendário das próximas paralisações nacionais.

Nos dias 15 e 16 de maio, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) vai realizar reuniões para avaliar a conjuntura e o resultado da rodada de assembleias nas seções sindicais. Na ocasião, será votada a possibilidade de greve nacional, com início previsto para o período de 25 a 29 de maio.

A categoria aponta para um cenário de cortes orçamentários na educação pública, Medidas Provisórias 664 e 665 que atacam os direitos da classe trabalhadora, e o projeto que libera as terceirizações, antigo PL 4330/04, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015. Para Giovanni Frizzo, um dos coordenadores da ANDES, diante desta conjuntura, a classe terá que buscar uma ofensiva com a intensificação da mobilização conjunta, apontando para uma greve nacional articulada pelas centrais sindicais para o dia 29 de maio.

Com informações do Diário de Pernambuco

o sr siape

 

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!