Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 25 de novembro de 2020

Piloto de prova de vida digital é lançado pelo Governo

A prova de vida dos aposentados, pensionistas e anistiados tende a ficar ainda mais simples a partir desta terça-feira (24). O processo poderá ser realizado pelos aplicativos Sigepe Mobile e Meu gov.br,  evitando assim o deslocamento até o órgão de origem ou uma agência bancária como é atualmente. No primeiro momento, a medida será implantada como piloto para 10 mil pessoas atendidas pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos do Ministério da Economia (Decipex/ME), porém a meta é atingir até 700 mil pessoas.

“O aposentado, pensionista ou anistiado poderá realizar a prova de vida de onde estiver, seja no Brasil ou em outro país”, anunciou Wagner Lenhart, secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

Segundo o secretário, a prova de vida digital faz parte do plano de integração digital na Gestão de Pessoas no governo federal. “É importante lembrar que o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”.

 

Durante o piloto, os usuários poderão acompanhar a sua situação pelo aplicativo Sigepe Mobile. Através dele, será possível ter o comprovante da sua realização, independente do canal que tenha dado entrada, podendo também receber notificações para lembrar o momento em que deverá realizar esta ação.

“Os aposentados, pensionistas e anistiados que não estiverem participando do piloto devem realizar a prova de vida no banco em que recebem o seu provento ou benefício”, reforça o secretário

Confira o aqui o Passo a Passo elaborado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal:

 

 1. Instale no seu celular os aplicativos:

Aplicativo Sigepe Mobile (disponível nas lojas Google Play, a partir da versão 1.21.0 e App Store, a partir da versão 1.21.0)

Dúvidas sobre senha de acesso ao Sigepe Mobile – clique aqui

Aplicativo Meu gov.br (disponível nas lojas Google Play, a partir da versão 2.15 e App Store, a partir da versão 2.1.6)

       Dúvidas sobre senha de acesso ao Meu gov.br – clique aqui

 

 2. Acesse a opção “Consulta Prova de Vida” no Menu do Aplicativo Sigepe mobile:

 

  3.Clique em “Instruções para Prova de Vida”, caso a situação na Prova de Vida não esteja com status de “Regular”:

 

 

 4. Atenção as informações apresentadas e realize as ações indicadas. Clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”:

 

 

5. Você será redirecionado para o aplicativo Meu gov.br: Atenção: Instale o Aplicativo Meu gov.br. Crie sua conta ou Acesse com suas credenciais

 6. Acesse o Aplicativo Meu gov.br.

 

7. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”. Caso não possua conta no gov.br, clique em “Crie sua conta” no App. Digite sua senha e clique em “Entrar”:

 8. Clique em “Autorizar”:

9. Clique em “Realizar validação” e  em seguida “Permitir”:

 

 

 10. Siga o tutorial ou Clique em “Pular”:

 

 11. Siga as instruções do Aplicativo para realização da Validação Facial:

 

 

 12. Clique  no botão marcado para tirar a sua foto:

 

 13. Após receber a mensagem de sucesso na Validação Facial, volte ao aplicativo do Sigepe mobile para consultar a situação  da Prova de Vida

 

  14. Verifique se a situação de Prova de Vida está “Regular”, visualize o Comprovante e atualize os seus dados cadastrais.

 15. Clique em “Abrir” e verifique a situação da Prova de Vida.

 

 16. Verifique o Comprovante de Prova de Vida Anual:

 

Mais esclarecimentos sobre a Prova de Vida estão disponíveis na internet no Portal do Servidor.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!