Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 23 de novembro de 2020

Servidores Federais estão utilizando cada vez mais Serviços digitais oferecidos pelo Governo

Após dois anos do lançamento do Portal Gov.br, que disponibiliza diversos serviços públicos para seus servidores, é utilizado por 62% dos internautas brasileiros. Os dados foram divulgados pela O percentual foi divulgado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, durante a Semana de Inovação 2020.

 

Segundo dados levantados pela Secretaria, 84 milhões de Servidores têm login cadastrado no portal comparado a 134 milhões de usuários ativos de internet no país. A página em questão e reúne 81 portais de governo e oferece 3.961 serviços públicos e possui 62,6% dos serviços totalmente digitalizados, 15,7% parcialmente digitais (que requerem entrega física de documentos ou comparecimento presencial em algum momento) e 21,7% não digitalizados (com o usuário apenas dando entrada no serviço e cumprindo o restante do procedimento presencialmente).

 

Segundo a Estratégia de Governo Digital, a meta agora é disponibilizar 100% dos serviços públicos federais até o fim de 2022. Em outubro, o governo já havia atingido a meta de 1 mil serviços digitalizados, antecipando em quase dois meses o cronograma previsto para ser alcançado apenas no fim desse ano.

O Portal Gov.br consiste no uso de apenas um login e uma senha informado pelo usuário para acessar quaisquer serviços públicos federais. Assim, o trabalhador possui acesso ao Meu INSS, na carteira de trabalho digital e na carteira digital de trânsito por meio de uma única credencial. Dependendo da localidade onde o servidor reside, alguns serviços relativos a órgãos federais são disponibilizados como  pedidos de limpeza urbana e pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Os bancos Banrisul e  Banco do Brasil integraram o login das instituições financeiras ao Gov.br, permitindo aos correntistas acessarem o portal apenas digitando a senha do aplicativo.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!