Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 29 de abril de 2022

Servidores federais realizaram mobilização nesta quinta

Nesta quinta-feira (28), servidores públicos federais realizaram 24h de atos, paralisações e mobilizações por todo o país, reivindicando reajuste que se aproxima de 20%. Segundo com a Central Única dos Trabalhadores, a quantia de quase 20% equivale às perdas acumulativas nos últimos anos, devido às altas dos preços provocadas pela inflação.

 

Chamado de Dia Nacional de Luta, a mesma ocorreu em diversas cidades. Na capital do país, Brasília, a mobilização ocorreu na Esplanada dos Ministérios. Os servidores marcharam no Espaço do Servidor e realizaram outras atividades, ao longo do dia. Francieli Rebelatto , diretora da ANDES, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, participou dos atos e citou as demandas da categoria.

Os servidores da segurança pública federal também marcaram presença. O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, explicou que a categoria está em busca de reestruturação das carreiras.

 

Os funcionários federais desejam negociar junto ao governo federal, mas as entidades responsáveis informam que os representantes ainda não foram recebidos para tratar do reajuste. Ainda de acordo com as mesmas, o governo ofereceu um reajuste de 5%. O que no caso, não repõe as perdas da inflação. Em março desse ano, o IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, registrou uma alta que, acumula nos últimos 12 meses, 11,3%.

 

Apesar do ato unificado desta semana, algumas categorias estão com fazendo mobilizações diferentes. Os trabalhadores do INSS mantêm seus braços cruzados há mais de um mês. Se juntando a eles, servidores da educação básica federal pararam no dia 16. Já os servidores do Ministério do Trabalho, em 17 estados nacionais, estão em greve desde a semana passada. Os professores de instituições superiores federais iniciaram atividades pelo reajuste desde o início da semana.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!