Receba atualizações por email



Whatsapp
Torre de Pisa

Turismo / Viagens 16 de novembro de 2017

4 curiosidades sobre a Torre de Pisa que você precisa saber

Quem vai para Toscana, na Itália, não pode deixar de visitar essa cidade, muito conhecida pela famosa torta Torre de Pisa e por Galileu Galilei que nessa mesma cidade, nasceu. É muito fácil chegar até ela, uma vez que está bem próxima de Firenze (Florença) onde os turistas costumam se hospedar e tem uma estação de trem central que disponibiliza conexões para muitas outras cidades. Cartão postal da cidade. É lá, na piazza, que está a famosa torre torta que todos querem tirar a fatídica foto fazendo de conta que está segurando-a. É conhecida também como Torre Pendente de Pisa e Campanile de Santa Maria. Você pode também entrar nela e do topo ter uma bela vista da cidade. A visita dura cerca de 30 minutos e o bilhete custa 15€.

 

Separamos 4 curiosidades interessantíssimas sobre este local peculiar ao centro da Itália:

 

Construção demorada

A Torre de Pisa começou a ser construída num dia 9 de agosto, como hoje, só que em 1173, há exatos 842 anos. Oficialmente, sua construção terminou quase 200 anos depois, mas, se incluídas as várias adições ao longo do tempo, este número poderia ser aumentado para oito séculos.

 

Inclinação rápida

A inclinação da estrutura se deu apenas cinco anos depois do início da construção, em 1178, após as obras do segundo andar começarem. A causa teria sido o alicerce num solo frágil e instável. Por cem anos o projeto parou, devido às guerras de Pisa contra outras cidades, como Gênova e Florença.

 

Sete sinos

O sétimo andar da torre ficou pronto em 1319, erguido por Tommaso Pisano, que conseguiu harmonizar os elementos gótico e românico da torre. No mesmo século, o campanário para os sinos foi construído. Há sete sinos, um para cada nota musical. O maior só foi posto lá no século XVII.

 

296 degraus até o topo

A torre tem 55,8 metros de altura e pesa 14.700 toneladas. É preciso subir 296 degraus para se chegar ao topo da estrutura. O ditador Benito Mussolini teria tentado consertar a torre, ordenando a colocação de um contrapeso em torno da base. Não funcionou.

 

Um pouco mais sobre a Torre de Pisa

Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se logo após o início da construção, em 1173. Isso ocorreu devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferentes. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. A Torre de Pisa é uma obra de arte em mármore branco, realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos. A construção do primeiro andar começou no dia 9 de agosto de 1173, um período de sucesso militar e prosperidade. Este primeiro andar é uma arcada “cega” articulada por colunas clássicas coroadas com capitéis coríntios.

 

É realmente um lugar pitoresco, histórico e recomendado à todos! Não deixe de conhecer a região da Toscana e suas particularidades.

Já pensou realizar uma viagem dessa? Incrível, não é mesmo?

Para pesquisar pacotes de viagem à Itália ou para qualquer outro lugar do mundo, recomendamos: Sua Viagem no Click

 

Obrigado por visitar o Blog do Sr. SIAPE, desejamos à todos uma excelente quinta-feira!

Boa viagem!!!

 

Fonte: O Globo / Sociedade

 

 

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!